Agosto 2019 vol. 1 num. 6 - XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo - Open Access.
PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NO PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB.) POR ULTRAFILTRAÇÃO
PURIFICATION OF BIOACTIVE COMPOUNDS PRESENT IN THE PEQUI FRUIT (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB.) BY ULTRAFILTRAÇÃO
SÁ, MARCELO DE SOUZA MARTINS ; REIS, MIRIA HESPANHOL MIRANDA ; MAGALHãES, FLAVIA DE SANTANA ; CARDOSO, VICELMA LUIZ ; , ;
Artigo:
A busca por maneiras de enriquecer alimentos através de fontes naturais tem crescido nos últimos anos. O pequi é uma fruta do cerrado brasileiro, que apresenta compostos fenólicos substanciais que justificam o processamento dessa fruta. O objetivo deste trabalho é a clarificação e a concentração de compostos bioativos do extrato aquoso de pequi utilizando ultrafiltração. O extrato aquoso de pequi foi preparado a uma concentração de 25 g de polpa em 100 mL de água destilada, filtrado em papel de filtro, centrifugado a 8000 rpm por 10 minutos e em seguida ultrafiltrado a 6 bar de pressão através de uma membrana de polietersulfona plana de 5kDa com área efetiva de filtração de 0,00193 m² (Microdyn-Nadir). O processo de ultrafiltração reduziu o teor de lipídeos (99,07%), sólidos totais (79,13%), sólidos solúveis (55,83%) e concentrou o teor de compostos fenólicos totais (72,86%) que justifica a eficácia do processo na retenção de moléculas maiores, como os compostos fenólicos. Foi possível perceber que a membrana de 5kDa foi eficiente para concentrar compostos bioativos e também para retenção de partículas maiores.
Artigo:
Palavras-chave: BIOCOMPOSTOS, PEQUI, ULTRAFILTRAçãO,
Palavras-chave: BIOACTIVE COMPOUNDS, PEQUI, ULTRAFILTRATION,
DOI: 10.5151/cobecic2019-EST26
Referências bibliográficas
Como citar:
SÁ, MARCELO DE SOUZA MARTINS; REIS, MIRIA HESPANHOL MIRANDA; MAGALHãES, FLAVIA DE SANTANA; CARDOSO, VICELMA LUIZ; , ; "PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NO PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB.) POR ULTRAFILTRAÇÃO", p. 1645-1651 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobecic2019-EST26
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações