Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
QUAL A FUNÇÃO DO MÉTODO NO PROJETO? UM ENSAIO SOBRE O ENSINO DE METODOLOGIA NA GRADUAÇÃO
Perry, Gabriela Trindade ;
Artigo Completo:
O ponto de partida deste artigo é uma observação: no meio acadêmico, a utilização de “métodos para projetar” é de grande relevância. Prova disso é que, via de regra, os cursos de graduação em Design no Brasil possuem disciplinas que abordam este tema. Contudo, acredito que seja necessário fazer uma reflexão sobre o papel das metodologias de projeto, a fim de qualificar o ensino e a aprendizagem de Design. O método que proponho é questionar os motivos para usarmos métodos de projeto como ferramenta de ensino, culminando com a conclusão a que chego neste texto. Usando as expressões Método Aberto e Método Fechado, proponho imaginar um gradiente de métodos possíveis, situando os métodos usados no Design como mais "abertos". A conclusão é que o uso de Métodos de Projeto no ensino precisa ser questionado, pois, na medida em que não podemos especificar completamente os Problemas de Projeto, não se pode chegar a um método que nos conduza de forma eficiente à soluções adequadas. Por isso creio que pedagogicamente talvez seja necessário um foco de ação diferente. Talvez os métodos não sejam a resposta para formar novos designers.
Artigo Completo:
Palavras-chave: ensino de Design; métodos de projeto; teoria do Design.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0233
Referências bibliográficas
- [1] ALEXANDER, C. et al. 1977. A Pattern Language: Towns, Buildings, Construction. Oxford University Press.
- [2] BECK, K. et al.2001. Manifesto for Agile Software Development. Disponível em http://agilemanifesto.org/ Acessado em abril de 2014.
- [3] GAMMA, E. et al. 1994. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley Professional.
- [4] RITTEL, H.W.J. & WEBBER, M.M., 1973. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, 4(2), p.155-169
- [5] SEARLE, J.R., 1998. Mind, language, and society. Basic books
- [6] SIMON, H.A., 199 The sciences of the artificial. MIT Press
- [7] TIDWELL, J. 2011. Designing Interfaces. O'Reilly Media
Como citar:
Perry, Gabriela Trindade; "QUAL A FUNÇÃO DO MÉTODO NO PROJETO? UM ENSAIO SOBRE O ENSINO DE METODOLOGIA NA GRADUAÇÃO", p. 2726-2734 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0233
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações