Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
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QUAL SERÁ O PRÓXIMO GOOGLE? Mudança para a Era de Conhecimento e Busca Exploratória
WHO’S THE NEXT GOOGLE? Shift to Knowledge Age And Exploratory Search
Lu, Jing ; Wang, Stephen Jia ;
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Em essência, um mecanismo de busca é simplesmente uma ferramenta que atende às necessidades de informação dos usuários, devendo ser atualizada de acordo com as mudanças dessas necessidades. Desde a chegada da era do conhecimento, a tecnologia de ponta vem propondo uma maneira muito mais eficiente de buscar itens conhecidos por meio do envio pontual das informações necessárias. Por um lado, também espera-se que a tecnologia possibilite uma experiência de busca exploratória aprimorada, que pode auxiliar o acesso mais fácil das pessoas ao conhecimento da internet. Por outro lado, tendências baseadas em análises históricas preveem o crescimento da necessidade de informações ao longo do tempo, antecipando, inclusive, como a tecnologia pode evoluir no futuro para atender às crescentes expectativas dos usuários. Este artigo discute quatro necessidades fundamentais de informação e seus modos de busca correspondentes. O autor recomenda a análise de quatro necessidades de informação dos usuários e suas características evolutivas, apresentando mudanças claras no comportamento de recuperação de informação ao longo do tempo, o que também chama atenção para a sua influência nos mecanismos de busca na atual era cognitiva/de conhecimento.
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Essentially, a search engine is simply a tool to meet users’ information needs, which should be updated based on users need changes. Since entering the knowledge era, the cutting-edge technology has proposed a much more efficient way to do known-item search through timely pushing you the information needed. On one hand, the tech has also been expected to enable a better experience for exploratory search, that could support people’s easy access to acquire knowledge from the Internet. On the other hand, historical analysis based tendency forecasts the growth of information needs over time, including the prediction of how technology might evolve in the future to meet users’ growing expectations. This paper discusses four fundamental information needs and their correspondent search modes. The author recommends the analysis of users’ four information needs and their evolving characteristics shows clear changes in information-retrieval behavior over time, which also brings attention on its influence on search engines in the current cognitive/knowledge era.
Palavras-chave: motor de busca, recuperação de informações, informação de forrageamento, necessidade de informação, pesquisa exploratória,
Palavras-chave: search engine, information retrieval, information foraging, information need, exploratory search,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0160
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Como citar:
Lu, Jing; Wang, Stephen Jia; "QUAL SERÁ O PRÓXIMO GOOGLE? Mudança para a Era de Conhecimento e Busca Exploratória", p. 1704-1714 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0160
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