Maio 2021 vol. 8 num. 2 - V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação
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QUALIDADE DOS PRODUTOS, PREÇO E COMPETIÇÃO: QUAL A RELAÇÃO COM A VANTAGEM COMPARATIVA?
An analysis of the structure of competition in the sectors according to technological intensity
Carvalho, Danielle Evelyn de ; Silva, Fernanda Aparecida ;
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Este estudo objetiva enfatizar a importância das estruturas de competição nos diferentes setores de acordo com a intensidade tecnológica, com base em dois importantes trabalhos com modelos de competição diferentes entre si. Enquanto um modelo acredita que a competição ocorra por meio da diminuição do preço (MELITZ, 2003); em alternativa, o outro considera que ela acontece através de um aumento na qualidade – e nos preços -, pelo fato dos consumidores se preocuparem com a qualidade dos produtos (BALDWIN; HARRIGAN, 2011). Dado que a literatura sobre o tema não considera a separação dos bens de acordo com suas características e/ou potencial tecnológico, portanto, esse é um dos avanços deste estudo. Assim, o intuito do trabalho é estimar a relação entre a vantagem comparativa revelada (VCR) e a qualidade/preço dos produtos exportados. Utilizamos dados dos 70 principais exportadores e importadores, correspondendo a cerca de 90% do comércio mundial, com estimações em cross-section de 2008 a 2017 para produtos industrializados. Desagregamos esta análise estimando os diferentes fatores que afetam a qualidade e o preço das exportações considerando dois grupos de produtos, divididos por intensidade tecnológica, de acordo com a classificação da OCDE (2011) - produtos de baixa e alta tecnologia - e por quantis de preço/qualidade. Utilizamos a ideia de vantagem comparativa com o intuito de captar, de acordo com os princípios ricardianos, as diferenças relativas de produtividade entre os países. A despeito da dificuldade intrínseca de se parametrizar os diferenciais de produtividade, uma métrica de VCR pode ser calculada usando dados comerciais para "revelar" essas diferenças. Foram usados cinco importantes índices de VCR empregados na literatura de forma a mostrar que, apesar de suas limitações, os resultados dessas variáveis sugerem resultados convergentes. Neste contexto, acreditamos que as duas teorias – competição via preço ou qualidade - se adaptam à realidade de maneiras diferentes. Evidências apontam que países que exibem vantagem comparativa sobre produtos com maior conteúdo tecnológico conseguem transformar essa vantagem em avanço técnico e produtivo de forma a aumentar a qualidade de seus produtos. Por outro lado, encontramos que países que exibem vantagem comparativa sobre produtos com menor conteúdo tecnológico investem em melhoria produtiva com o intuito de diminuir seus custos marginais e, portanto, competem no mercado internacional por meio de menores preços. Acreditamos que isso ocorra também por esses tipos de produtos serem mais homogêneos, dificultando que aconteça a competição por meio de uma diferenciação do bem em termos de qualidade. Por fim, as constatações deste trabalho são relevantes para compreender de que maneira os setores mais produtivos dos países competem internacionalmente: por meio de diminuição dos custos ou melhoria na qualidade. Dessa forma, essas informações são importantes para delinear as políticas governamentais que podem ser implementadas a fim de promover a competitividade das empresas.
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This study aims to emphasize the importance of competition structures in different sectors according to technological intensity, based on two important works with different competition models. While one model believes that competition occurs through lower prices (MELITZ, 2003); alternatively, the other considers that it happens through an increase in quality - and in prices -, due to the fact that consumers are concerned with the quality of products (BALDWIN; HARRIGAN, 2011). Given that the literature on the subject does not consider the separation of goods according to their characteristics and/or technological potential, this is one of the advances in this study. Thus, the purpose of the work is to estimate the relationship between the revealed comparative advantage (VCR) and the quality/price of the exported products. We use data from the 70 main exporters and importers, corresponding to about 90% of world trade, with cross-section estimates from 2008 to 2017 for industrialized products. We have disaggregated this analysis by estimating the different factors that affect the quality and price of exports considering two groups of products, divided by technological intensity, according to the OECD classification (2011) - low and high technology products - and by quantiles of price/quality. We use the idea of comparative advantage in order to capture, in accordance with Ricardian principles, the relative differences in productivity between countries. Despite the intrinsic difficulty of parameterizing productivity differentials, a VCR metric can be calculated using commercial data to "reveal" these differences. Five important VCR indexes used in the literature were used in order to show that, despite their limitations, the results of these variables suggest convergent results. In this context, we believe that the two theories - competition via price or quality - adapt to reality in different ways. Evidence points that countries that exhibit a comparative advantage over products with greater technological content are able to transform this advantage into technical and productive advancement in order to increase the quality of their products. On the other hand, we find that countries that exhibit a comparative advantage over products with less technological content invest in productive improvement in order to reduce their marginal costs and, therefore, compete in the international market through lower prices. We believe that this also occurs because these types of products are more homogeneous, making it difficult for competition to happen through a differentiation of the good in terms of quality. Finally, the findings of this work are relevant to understand how the most productive sectors of the countries compete internationally: by reducing costs or improving quality. Therefore, this information is important to outline government policies that can be implemented in order to promote the competitiveness of companies.
Palavras-chave: vantagem comparativa revelada; competitividade; qualidade das exportações; preço dos produtos; intensidade tecnológica.,
Palavras-chave: revealed comparative advantage; competitiveness; export quality; product price; technological intensity.,
DOI: 10.5151/v-enei-649
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Como citar:
Carvalho, Danielle Evelyn de; Silva, Fernanda Aparecida; "QUALIDADE DOS PRODUTOS, PREÇO E COMPETIÇÃO: QUAL A RELAÇÃO COM A VANTAGEM COMPARATIVA?", p. 528-546 . In: Anais do V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Inovação, Sustentabilidade e Pandemia”.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/v-enei-649
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