Junho 2015 vol. 2 num. 1 - 15º ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia I 15º USIHC - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-computador
Artigo - Open Access.
QUALIDADE ESPACIAL DO AMBIENTE EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE MULTIMÉTODOS
SPATIAL QUALITY OF SCHOOL ENVIRONMENT: EVALUATION THROUGH MULTIMETHOD
MONTANHEIRO, Fabiana Padilha ; MATTOS, Karina Andrade ; DIAS, Edmilson Queiroz ; FONTES, Maria Solange Gurgel de Castro ; MAGAGNIN, Renata Cardoso ;
Artigo:
Este artigo apresenta a Avaliação Pós Ocupação (APO) de um ambiente de educação infantil utilizando uma abordagem multimétodos (entrevistas, questionários, walkthrough e vistoria técnica). O objetivo foi comparar o desempenho de cada método na identificação dos aspectos positivos e negativos deste ambiente. As entrevistas e questionários permitiram entender o funcionamento da escola e a satisfação dos usuários. O walkthrough e a vistoria técnica contribuíram para aferir o desempenho funcional, estético, ambiental, entre outros aspectos. Os resultados mostraram que os métodos utilizados se complementam e são imprescindíveis na avaliação do ambiente escolar visando subsidiar a qualidade espacial nos projetos de intervenção.
Artigo:
This article shows a Post Occupancy Evaluation (POE) of an early childhood education environment using a multimethod approach (interviews, questionnaires, walkthrough and technical inspection). The objective was to compare the performance of each method to identify the positive and negative aspects of the environment. Interviews and questionnaires allowed understanding of the school''s operation and user satisfaction. Have the walkthrough and the technical inspection contributed to assess functional performance, aesthetic, environmental, among others. The results showed that the methods used are complementary and are essential in assessing the school environment in order to support the spatial quality of intervention projects.
Palavras-chave: Avaliação Pós-Ocupação (APO), escola infantil, qualidade espacial, Post Occupancy Evaluation (POE), childhood education schools, spatial quality,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/15ergodesign-15-E072
Referências bibliográficas
- [1] ABATE, Tania Pietzschze. Instrumentos de avaliação Pós-Ocupação (APO) adaptados a pré-escolas com deficiência física, auditiva e visual. 491 f. Tese (Doutorado). Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 201
- [2] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.
- [3] CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças – 6. ed. Brasília: MEC, SEB, 2009.
- [4] ISSA, Maíra Piccolotto; POLTRONIERI, Julyane Pereira; ORNSTEIN, Sheila Walbe. O caso da E.E. FERNANDO GASPARIN na cidade de São Paulo. 2008. Disponível em: Andlt;www.usp.br/nutau/CD/82.pdfAndgt;. Acesso em: 08 de jan. de 2015.
- [5] ORNSTEIN, Sheila Walbe; MARTINS, Claudia Alonso. Arquitetura, Manutenção e Segurança de ambientes escolares: um estudo aplicativo de APO. 1997. Disponível em: Andlt;http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/view/3308Andgt;. Acesso em: 19 jun. 2014.
- [6] RHEINGANTZ, Paulo Afonso; AZEVEDO, Giselle Arteiro; BRASILEIRO, Alice; ALCANTARA, Denise de; QUEIROZ, Mônica. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, PROARQ. 2009.
- [7] RODRIGUES, Antonio Carlos Baccarin. Desempenho funcional e espaços arquitetônicos de três escolas municipais de Chapecó. 107 f. Dissertação (Mestrado). Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2006.
- [8] ROMÉRO, Marcelo de Andrad; ORNSTEIN, Sheila Walbe. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO: Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social. Porto Alegre: Coleção Habitare/Finep, 2003.
Como citar:
MONTANHEIRO, Fabiana Padilha; MATTOS, Karina Andrade; DIAS, Edmilson Queiroz; FONTES, Maria Solange Gurgel de Castro; MAGAGNIN, Renata Cardoso; "QUALIDADE ESPACIAL DO AMBIENTE EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE MULTIMÉTODOS", p. 103-114 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/15ergodesign-15-E072
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações