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Quincas Borba: narrativa literária e narrativa fílmica

Lima, Maria Cristina Gomes Barbosa de ;

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A narrativa apresenta como característica central a criação de ilusões e habilidades que conduzem as impressões contrárias. Possibilita a sociedade a ver-se e, assim reelaborar-se, oferecendo meios próprios na criação de personagens mascarados e com a destreza de artifícios críticos. Insinua o irônico pessimismo nas farsas, de um dizer não dizendo, mas fala nas entrelinhas, prevendo o jogo entre a verdade e a mentira existentes entre os homens. Já o filme, realizado por Roberto Santos, atravessa um percurso bastante original na adaptação do romance. Há um clima de depressão e frustração que atravessa toda a sequência de cenas. Machado critica o comportamento humano afirmando que a razão humana é um instrumento débil e corrompido sendo capaz de penetrar apenas nas aparências e criar erros. O homem passa a ser visto como um ser devorador e, neste ser fraco vivem ainda restos de uma grandeza que nos imobiliza de respeito. A linguagem dos personagens expressa às visões de mundo no contexto sócio-histórico. O romance retrata a crise de identidade cultural, avalia o processo de fragmentação do homem moderno expressado através de sentimentos do sujeito que precisa e busca se adaptar a nova realidade.

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Palavras-chave: crítica social, intertextualidade, narrativa, literatura, tragicômico, romance,

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DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-025

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Como citar:

Lima, Maria Cristina Gomes Barbosa de; "Quincas Borba: narrativa literária e narrativa fílmica", p. 338-347 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-025

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