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REDESIGN E GAMIFICAÇÃO DE SISTEMA DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO DE PESSOAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

REDESIGN AND GAMIFICATION OF A TRAINING NEEDS SURVEY SYSTEM IN HUMAN RESOURCES MANAGEMENT OF A FEDERAL UNIVERSITY

Veras, Ruth Praxedes de Paiva ; Rosa, José Guilherme da Silva Santa ;

Artigo Completo:

O presente artigo apresenta e discute os procedimentos e os resultados do processo de Redesign do Sistema de Levantamento de Necessidades de Capacitação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir da abordagem do Design Centrado no Usuário e da Gamificação. Foram realizadas entrevistas e Avaliações Cooperativas e aplicado Questionário de Satisfação a respeito da percepção dos usuários sobre a versão antiga e a versão redesenhada do sistema. A técnica de Avaliação Cooperativa foi associada a Observação Sistemática por análise da Tarefa, tarefas essas descritas em listas de tarefas desenvolvidas para cada perfil entrevistado (docente, gestor e técnico-adminsitrativo). De modo geral, a nova versão, redesenhada e gamificada, aumentou a aceitação e o engajamento dos usuários-servidores no processo de preenchimento pelo sistema e apresentou quantidade menor de falhas de usabilidade em sua interface. A maioria dos usuários aprovou a mudanç a e percebeu-se que Gamificaç ão e DCU colaboraram para esse resultado, embora a pesquisa mostre vários pontos no sistema que ainda necessitam de aprimoramento.

Artigo Completo:

This paper presents and discuss the proceedings and results from redesign process of the Federal University of Rio Grande do Norte’s Training Needs Survey System, from the User Centred Design (UCD) and Gamification approach . It were done interviews and cooperative evaluates and it was applicated a satisfaction questionary – QUIS with users. The Cooperative Evaluation Technic was done in conjunction with systematic observation by task analysis. In general, the new version has increase the accept and engagement of users in survey process. Most users has approved the change but the research found several points which need to improve.

Palavras-chave: Design Centrado no Usuário, Gamificação, Experiência do Usuário,

Palavras-chave: User Centred Design, Gamification, User Experience,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0214

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Como citar:

Veras, Ruth Praxedes de Paiva; Rosa, José Guilherme da Silva Santa; "REDESIGN E GAMIFICAÇÃO DE SISTEMA DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO DE PESSOAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL", p. 2039-2051 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0214

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