Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
REFLETINDO SOBRE DESIGN E REPRESENTAÇÕES: PROCESSOS METODOLÓGICOS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Caracas, Luciana Bugarin ; Noronha, Raquel Gomes ; Guimarães, Márcio James Soares ; Passos, Larissa de Tássia Gomes dos ; Passos, Larissa de Tássia Gomes dos ; Viana, Flaviana Camila de Oliveira ;
Artigo Completo:
Este artigo aborda as representações, definidas como categorias de pensamentos, ideias e sentimentos, carregados de significação simbólica e que, através das relações sociais, expressam a realidade e acabam por conduzir comportamentos. Busca compreender ideias e sentimentos construídos, no cotidiano, pelas mulheres da Associação de Artesãos de São José de Ribamar (AASJR) acerca da prática artesanal, destacando sua percepção sobre questões relativas à identidade, aos aspectos estéticos e à sua relação com o outro (alteridade). Apoia-se, metodologicamente, na Teoria das Representações Sociais, particularmente em Moscovici (1978) e seus seguidores, acreditando em sua importância para as práticas projetuais desenvolvidas no design. Considera que o conhecimento constituído através desta abordagem fortalece o desenvolvimento de projetos compartilhados. Enfim, propõe uma reflexão sobre a aproximação entre designers e grupos de produção artesanal, tendo em vista melhores formas de contribuir com o design.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Representações; artesanato; metodologia; participação.,
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DOI: 10.5151/despro-ped2016-0125
Referências bibliográficas
Como citar:
Caracas, Luciana Bugarin; Noronha, Raquel Gomes; Guimarães, Márcio James Soares; Passos, Larissa de Tássia Gomes dos; Passos, Larissa de Tássia Gomes dos; Viana, Flaviana Camila de Oliveira; "REFLETINDO SOBRE DESIGN E REPRESENTAÇÕES: PROCESSOS METODOLÓGICOS E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO", p. 1477-1489 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0125
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