Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
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Reflexões preliminares sobre a Tipografia d’O Gráfico Amador na Escola de Belas Artes de Pernambuco
Preliminary reflections about the typography of O Gráfico Amador in the Pernambuco School of Fine Arts
Aragão, Isabella Ribeiro ; Silva, Kelvyn Ronaldo Nunes da ;
CIDI:
Fundado em 1954 no Recife por um grupo de escritores e intelectuais, O Gráfico Amador foi uma oficina de impressão improvisada que se dedicou a editar livros e demais impressos (como volantes, boletins e programações de teatro) de forma cuidadosa e com qualidade gráfica apurada para as capacidades de uma pequena oficina à época. Parte do equipamento tipográfico conservado do grupo, impressoras tipográficas e tipos móveis, está atualmente sob os cuidados do Laboratório de Práticas Gráficas do Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, possuindo importância didática e experimental para os alunos da universidade. Apesar disso, existe uma escassez de informações quanto à utilização dos equipamentos reminiscentes d’O Gráfico desde a sua doação à Escola de Belas Artes de Pernambuco (EBAP), em 1962, instituição posteriormente anexada à UFPE, até os dias atuais. Portanto, este artigo aborda reflexões iniciais tanto da doação quanto do uso da Tipografia nos primeiros anos da EBAP sob o comando de Gastão de Holanda, investigação histórica realizada por meio de pesquisa documental em arquivo e entrevista.
CIDI:
Founded in 1954 in Recife by a group of writers and intellectuals, O Grafico Amador was an improvised printing workshop dedicated to editing books and other printed matter (such as flyers, bulletins and theater schedules) in a careful manner and with accurate graphic quality to the capabilities of an small print workshop at the time. Part of the typographic equipment preserved by the group, letterpress printers and lead types, is currently under the care of the Laboratory of Graphic Practices of the Design Department of the Center for Arts and Communication (CAC) of UFPE, having didactic and experimental importance for the university students. Despite this, there is a scarcity of information regarding the use of equipment reminiscent of the amateur typographers since its donation to the Pernambuco School of Fine Arts (EBAP), in 1962, an institution later attached to UFPE, until the present day. Therefore, this paper addresses initial reflections on both the donation and the use of the printing workshop in the early years of EBAP under the command of Gastão de Holanda, a historical investigation carried out through documentary research in archive and interview.
Palavras-chave: tipografia, artes gráficas, design gráfico, O Gráfico Amador, Escola de Belas Artes de Pernambuco,
Palavras-chave: typography, graphic arts, graphic design, O Gráfico Amador, Escola de Belas Artes de Pernambuco,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-64_650485
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Como citar:
Aragão, Isabella Ribeiro; Silva, Kelvyn Ronaldo Nunes da; "Reflexões preliminares sobre a Tipografia d’O Gráfico Amador na Escola de Belas Artes de Pernambuco", p. 982-993 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-64_650485
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