Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Reflexões sobre a aprendizagem através daprototipagem no projeto de produto

Reflections on learning through prototyping in product design

Oliveira, Allyneanhy Gade Nunes Alves ;

Artigo completo:

A prototipagem cumpre o papel de contribuir com o aprendizado do designer, visto que através dessaetapa há grande evolução no projeto. Um designer ou estudante de Design muitas vezes almeja obteruma resposta imediata em seus projetos, esperando que os protótipos sejam realizados comperfeição, mas se frustram por geralmente não saírem como previstos. Nesse sentido, o presenteartigo reflete sobre a aprendizagem obtida por meio da prototipagem no projeto de produto, em meioaos fenômenos diversos que ocorrem durante o processo. Para contribuir ao estudo, é apresentado otrabalho elaborado ao longo da disciplina de Projeto de Produto 4 do curso em Design, que representaa exemplificação da temática: o projeto de mobiliário urbano. Os resultados discutidos no artigolevaram à conclusão de que os fenômenos ocorridos na prototipagem conduzem à novas informaçõesa serem consideradas e que moldam as decisões necessárias ao projeto, obtendo seus requisitos.

Artigo completo:

Prototyping realizes the role of contributing to the designer’s learning, since through thisstage, there is great evolution in the project. A designer or design’s student often gets an immediateresponse on their projects, hoping that prototypes will be executed perfectly, but they get frustratedbecause they usually don’t as expected. In this way, this article reflects on the learning obtainedthrough prototyping in product design, amidst the diverse phenomena that occur during the process.For contribute to the study, it is presented the work developed along the discipline Product Project 4,of the bachelor’s degree in Design, which represents the exemplification of the theme: the urbanfurniture project. The results discussed in the article led to the conclusion that the phenomena thatoccurred in prototyping lead to new information to be considered and that mold the necessarydecisions for the project, obtaining its requirements.

Palavras-chave: Protótipo; Projeto; Aprendizagem; Design,

Palavras-chave: Prototype; Project; Learning; Design,

DOI: 10.5151/cid2020-112

Referências bibliográficas
  • [1] ALCOFORADO, Manoel Guedes; PASCHOARELLI, Luis Carlos; SILVA, José Carlos Plácido da; "METODOLOGIA CENTRADA NOS PROTÓTIPOS: UM CAMINHO PARA INCLUSÃO DE USUÁRIOS NO PROCESSO DE DESIGN", p. 878-893. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
  • [2] BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizagem e as tecnologias: guias didáticos para o ensino fundamental, 201 Disponível em: https://www.agrinho.com.br/site/wpcontent/uploads/2014/09/2_14_Estilos-deaprendizagem.pdf> Acesso em: 24 mai. 2020.
  • [3] BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia Prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2. Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [4] BRUSCATO, Underléa Miotto; PINHEIRO, Rogélio; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; VIARO, Felipe Schneider; SILVA, Régio Pierre da; "PROJETO DE PRODUTO UTILIZANDO PROCESSOS DE MODELAGEM PARAMÉTRICA, PROTOTIPAGEM E FABRICAÇÃO DIGITAL", p. 2375-2386. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 201
  • [5] CAMBURN, B., Viswanathan, V., Linsey, J., Anderson, D., Jensen, D., Crawford, R., Otto, K. and Wood, K. Design Prototyping Methods: State of the Art in Strategies, Techniques, and Guidelines. In: Design Science, v. 3, n. 13, 2017.
  • [6] COELHO, Luiz Antonio L. (org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio: Novas Ideias, 2008.
  • [7] DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schön. In: Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n. 5, p. 8 - 22, jan/jul 2008.
  • [8] FLORIO, W.; SEGALL, M. L.; ARAUJO, N. S. A Contribuição dos protótipos rápidos no processo de projeto em Arquitetura. In: VII INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN. Anais do Graphica 2007, Curitiba: UFPR, 2007.
  • [9] GERBER, E. and CARROLL, M. The psychological experience of prototyping. In: Design Studies, v. 33, n. 1, p. 64–84, 2012.
  • [10] GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (organizadoras). Métodos de Pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
  • [11] LEMONS, G., Carberry, A., Swan, C., Jarvin, L. & Rogers, C. The benefits of model building in teaching engineering design. In: Design Studies, v. 31, n. 3, p. 288–309, 2010.
  • [12] LIM, Y., STOLTERMAN, E. The Anatomy of Prototypes: Prototypes as Filters, Prototypes as Manifestations of Design Ideas. In: ACM Transactions on Human Computer Interaction, v. 15, n. 2, Article 7, 2008.
  • [13] PEREIRA, Clarissa; FONTANELLA, Luiza; MEYER, Guilherme; NASCIMENTO, Manoela. Uma análise sobre a construção de conhecimentos por meio do desenvolvimento de protótipos. In: Revista SUL Design \u2013 Anais VIII Sul Design Científico, Pelotas, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2020.
  • [14] SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  • [15] TELENKO, C., Wood, K., Otto, K., Elara, M. R., Foong, S., Pey, K. L., Tan, U.-X., Camburn, B., Moreno, D. & Frey, D. Designettes: an approach to multidisciplinary engineering design education. In: Journal of Mechanical Design, v. 138, n. 2, November 20
  • [16] VOLPATO, Neri. Prototipagem Rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.
Como citar:

Oliveira, Allyneanhy Gade Nunes Alves; "Reflexões sobre a aprendizagem através daprototipagem no projeto de produto", p. 1490-1502 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-112

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações