Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023
Artigo - Open Access.
Reflexões sobre as escolas de samba e suas possibilidades de contribuição na graduação em Design
Reflections on samba schools and their possibilities of contribution in undergraduate design
Lemos, Julianna ; Ribeiro, Flavia Nizia ; Till, Joy ; Couto, Rita ;
Artigo:
Este artigo tem como objetivo apresentar a confecção de um desfile de escola de samba como potencial fonte de aprendizado para a graduação em Design. O recorte definido para exemplificação do ensino em Design é a disciplina Projeto Básico: Planejamento, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. No primeiro momento, explica-se as etapas de desenvolvimento de uma apresentação carnavalesca. Posteriormente, o texto apresenta a disciplina em questão e quais suas etapas metodológicas presentes ao longo do semestre. Por fim, pretende-se comparar quais as semelhanças na execução de um desfile de escola de samba e no ensino de projeto na universidade, e tais comparações poderiam servir de aprendizado para a educação de design, visto que a escola de samba se apresenta como um contexto real, interdisciplinar, complexo e nacional.
Artigo:
This article presents the making of a samba school parade as a potential source of learning for graduation in Design. The cutout defined to exemplify teaching in Design is the discipline Projeto Basico: Planejamento, of Pontificia Universidade Católica of Rio de Janeiro. At first, the stages of development of a carnival presentation are explained. Afterwards, the text presents the discipline in question and the methodological stages presented throughout the semester. Finally, it is intended to compare what the similarities in the execution of a samba school parade and the teaching of design at the university are, and such comparisons could serve as learning for design education, since the samba school presents itself as a real, interdisciplinary, complex and national context.
Palavras-chave: escola de samba, graduação de design, ensino de projeto em design, carnaval, design e educação,
Palavras-chave: samba school, undergraduate design, project teaching in design, carnival, design and education,
DOI: 10.5151/mxriodc2023-025
Referências bibliográficas
- [1] "Araujo, R. M. E. (1999). O desenvolvimento de objetos de apoio à vida independente no CVI-RIO/LOTDP. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Design, Departamento de Artes & Design, PUC-Rio, Rio de Janeiro.
- [2] Blass, L. M. S. (2007). Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. Annablume.
- [3] Cardoso, R. (2013). Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify.
- [4] Farias, J. C. (2007). O enredo de escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Ed.
- [5] Feijó, C., & Nazareth, A. (2011). Artesãos da Sapucaí. São Paulo: Olhares.
- [6] Ferreira, F. (2012). Escolas de Samba: uma organização possível. Sistemas & gestão, 7(2), 164-172.
- [7] Lemos, J., Couto, R., & Till, J. (2022). É no Chuê-Chuá: um mergulho nos enredos das escolas de samba do Grupo Especial. In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, p. 3498-3518. São Paulo: Blucher. ISSN 2318-6968. DOI: 10.5151/ped2022-3498280.
- [8] Machado, M. A., Formiga, E. L., & Reis Filho, P. O. (2019). Aplicação da metodologia Design Science Research na indústria do carnaval: a gestão dos métodos e processos de criação coletiva na fábrica do carnaval sob a ótica do design. In Anais do 9º CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação, Belo Horizonte, Brasil.
- [9] Miller, W. R. (1988). DEFINITION OF DESIGN. Disponível em: http://static.userland.com/rack4/gems/wrmdesign/DefinitionOfDesign1.doc. Acessado em 26 de mai. de 2023.
- [10] Schön, D. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.
- [11] Oliveira, M. P., & Silva, C. C. (2021). A cultura das Escolas de Samba: design emocional e arte, perspectivas profissionais na indústria carnavalesca. Revista Aquila, no 25, Ano XII, Jul/Dez.
- [12] Porfiro, A. L. (2019). Entre travessias e encruzilhadas: em busca de uma pedagogia para a arte do carnaval (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
- [13] Rodrigues, R. P. G. (2013). Desafios e perspectivas no ensino de design experiência na disciplina DSG1002 - Projeto Planejamento na PUC - Rio. 20 (Tese de doutorado em Design). Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro."
Como citar:
Lemos, Julianna; Ribeiro, Flavia Nizia; Till, Joy; Couto, Rita; "Reflexões sobre as escolas de samba e suas possibilidades de contribuição na graduação em Design", p. 340-356 . In: 10º MXRio Design Conference 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/mxriodc2023-025
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações