Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PROJETO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Figueiredo, Cassia Mousinho de ;
Artigo Completo:
O desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos é uma atividade que requer dos projetistas grande quantidade de informação e capacidade criativa para chegar às soluções mais adequadas ao contexto. Neste artigo é realizada uma aproximação entre o projeto, especialmente no âmbito do ensino, e os conceitos da Gestão do Conhecimento. A reflexão proposta busca levar a uma melhor compreensão dos processos de aquisição de informação e de conversão do conhecimento entre professor, aluno e outras fontes relacionadas. Essas reflexões nortearam o desenvolvimento de diversas atividades de solução de problemas realizadas com estudantes de graduação em Design e Engenharia com pouca ou nenhuma experiência em projeto, cujo modelo de aplicação é apresentado neste trabalho.
Artigo Completo:
Palavras-chave: design de produto; ensino de projeto; gestão do conhecimento,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0226
Referências bibliográficas
- [1] ATMAN, Cynthia et al. A comparison of freshman and senior engineering design processes. Design Studies. Vol 20, N° 2, 1999, pp 131-152.
- [2] BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 201
- [3] BUSCH, Peter. Tacit Knowledge in Organizational Learning. Hershey: IGI Publishing, 2008.
- [4] BÜRDEK, B. E. História, Teoria e Prática do Design de Produtos. São Paulo: Blucher, 2006.
- [5] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.
- [6] CROSS, Nigel; CHRISTIAANS, Henri; DORST, Kees. Design expertise amongst student designers. Journal of Art and Design Education. Vol 13, N° 1, 1994, pp 39-5
- [7] CROSS, Nigel. Expertise in design: an overview. Design Studies Vol 25, n. 5, 2004, pp 427-441.
- [8] CROSS, Nigel; CHRISTIAANS, Henri; DORST, Kees. Design expertise amongst student designers. Journal of Art and Design Education. Vol 13, N° 1, 1994, pp 39-56.
- [9] FIGUEIREDO, Cassia Mousinho. ProductMap: uma proposta de organização do conhecimento para o ensino de projeto. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
- [10] FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. Criação do Conhecimento no Projeto Pedagógico do Curso Design de Moda da UEL. Anais do 4º Colóquio de Moda, Novo Hamburgo, 2008.
- [11] KOKOTOVICH, V. Problem analysis and thinking tools: an empirical study of non-hierarchical mind mapping. Design Studies. Vol. 29, N° 1, 2007, pp 49-69.
- [12] LAWSON, Bryan. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
- [13] MALDONADO, Tomas. Design Industrial. Tradução: José Francisco Espadeiro Martins. Lisboa: Edições 70, Arte e Comunicação, 1991.
- [14] MULLER, Wim. Order and Meaning in Design. Purdue University Press, 2001.
- [15] NAVEIRO, Ricardo Manfredi. Engenharia do Produto. In: BATALHA, M.O. Introdução à Engenharia de Produção. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
- [16] NAVEIRO, Ricardo Manfredi. Knowledge Management in Product Design: The BAJA Project. 21st International Conference on Production Research, ICPR, Stuttgart, 2011.
- [17] NONAKA, Ikujiro. The Knowledge-Creating Company. Harvard Business Review, November/December 1991, pp 96-104.
- [18] NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
- [19] OXMAN, Rivka. Think-maps: teaching design thinking in design education. Design Studies. Vol 25, N° 1, 2004, pp 63-91.
- [20] PINTEC. Pesquisa de Inovação 2011, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro, 2013. Disponível em:
- [21] downloads/pintec2011%20publicacao%20completa.pdf>. Acesso em 10/11/2015.
- [22] SETZER, Vladimir. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. In: SETZER, Vladimir. Os Meios Eletrônicos e a Educação: Uma Visão alternativa. São Paulo: Editora Escrituras, Coleção Ensaios Transversais, Vol. 10, 2001.
- [23] SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações – gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
- [24] TEIXEIRA, Fábio; SILVA, Régio; SILVA, Tânia Koltermann. Um sistema on-line para o design de produtos. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
Como citar:
Figueiredo, Cassia Mousinho de; "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE PROJETO DO PONTO DE VISTA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO", p. 2642-2653 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0226
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações