Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo completo - Open Access.
Reformulação do Sistema Internacional de Medidas: demandas pedagógicas
Reformulação do Sistema Internacional de Medidas: demandas pedagógicas
Xavier, L. A. ; Rodrigues, C. F. ; Ribeiro, R. B. G. ; Rabelo, U. A. ; Fardim, S. V. S. ;
Artigo completo:
O presente artigo tem como objetivo trazer uma discussão da importância do Sistema Internacional de Medidas, principalmente a reformulação ocorrida em 2019 para os alunos do ensino médio. O cotidiano estar repleto de tecnologias e elas para serem compreendidas é necessário o entendimento dos conceitos envolvidos em cada uma das sete unidades base, mesmo que nossos alunos não sejam pesquisadores no futuro. O entendimento passa pelo olhar do abandono do sistema que considerava objetos físicos e adoção das constantes da ciência/física que não altera com o passar do tempo. Os procedimentos se estrutura na pesquisa-ação com alunos das turmas do ensino médio da escola estadual do ensino fundamental e médio professora Filomena Quitiba com envolvimento de 10 turmas. Em cada turma houve a formação de 7 grupos, cada um com umas das respectivas grandezas do SI, comprimento, tempo, massa, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de matéria e intensidade luminosa. O trabalhado apresentado pelos alunos em forma de seminário foi relevante ao retratar o SI, que se baseia em sete grandezas físicas independentes, denominadas unidades de base. Foi desafiador para uma parcela dos grupos, pois algumas definições exigiam conhecimento de física moderna, apontando que a rota adotada mostra o caminho a ser trilhado em prol de uma educação condizente com o século XXI.
Artigo completo:
This article aims to bring a discussion of the importance of the International Measurement System, especially the reformulation that took place in 2019 for high school students. The daily life is full of technologies and to be understood it is necessary to understand the concepts involved in each of the seven base units, even if our students are not researchers in the future. Understanding involves looking at the abandonment of the system that considered physical objects and adopting the constants of science / physics that do not change over time. The procedures are structured in action research with high school students from the state elementary and high school teacher Filomena Quitiba with the involvement of 10 classes. In each class, 7 groups were formed, each with one of the respective magnitudes of the SI, length, time, mass, electric current, thermodynamic temperature, amount of matter and luminous intensity. The work presented by the students in the form of a seminar was relevant in portraying the SI, which is based on seven independent physical quantities, called base units. It was challenging for a portion of the groups, as some definitions required knowledge of modern physics, pointing out that the route adopted shows the path to be followed in favor of an education consistent with the 21st century
Palavras-chave: Formação continuada, metodologia, Ensino de Física, Sistema de Unidades.,
Palavras-chave: Continuing education, methodology, Physics teaching, Units System.,
DOI: 10.5151/xiecfa-XAVIER
Referências bibliográficas
- [1] HENNING, L. M. P. O pragmatismo em Lipman e sua influência na América Latina. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 545-571, jul./dez. 2005.
- [2] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
- [3] INMETRO. Sistema Internacional de Unidades: SI. — Duque de Caxias, RJ: INMETRO/CICMA/SEPIN, 2012. 94 p. Traduzido de: Le Système international d‘unités - The International System of Units 8. ed. 2006.
- [4] Cartilha_O_novo_SI. Disponível em: http://metrologia.org.br/wpsite/wp-content/uploads/2019/07/Cartilha_O_novo_SI_29.06.2029.pdf [SBF e SBM, 2019]. Acesso em: 12 Abri 2006.
- [5] LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
- [6] LIMA, Luis Gomes de. A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio (Dissertação de Mestrado) – Universidade de São Paulo – São Paulo, 2014.
- [7] MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a Tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 08 Dezembro 2019.
- [8] TERRAZZAN, E. A. A inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino de Física na escola de 2º grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3: p. 209-2014, dez. 1992v
Como citar:
Xavier, L. A.; Rodrigues, C. F.; Ribeiro, R. B. G.; Rabelo, U. A.; Fardim, S. V. S.; "Reformulação do Sistema Internacional
de Medidas: demandas pedagógicas", p. 107-111 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xiecfa-XAVIER
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações