Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

RELAÇÃO CLIENTE E AMBIENTE CONSTRUÍDO: ESTUDO DE CASO EM PANIFICADORA

SILVEIRA, Carolina Morgado de Freitas ; BINS ELY, Vera Helena Moro ;

Artigo Completo:

Diante da necessidade de adequação do ambiente construído aos usuários e às atividades desenvolvidas, este artigo apresenta um estudo de caráter investigativo e qualitativo em uma panificadora. Por meio de uma abordagem multimétodos, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental, visitas exploratórias, mapa comportamental e entrevistas, buscou-se compreender como os clientes vivenciam e avaliam a atmosfera do estabelecimento comercial em análise. Os resultados permitiram desenvolver diretrizes e parâmetros projetuais, que visam reforçar os aspectos positivos encontrados e solucionar os negativos, contribuindo assim, para qualidade de futuros projetos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: atmosfera; arquitetura comercial; avaliação pós-ocupação (APO) e ergonomia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-AMB01-1

Referências bibliográficas
  • [1] BAKER, Julie et al. The influence of multiple store environment cues on perceived merchandise value and patronage intentions. Journal of Marketing. v. 66. p. 120-141, 2002.
  • [2] BELL, Paul A. et al. Environmental Psychology: W.B Sauders Company, 1978.
  • [3] BINS ELY, Vera H. M. et al. Percepção ambiental e avaliação técnico-funcional em Unidade de Internação Hospitalar. In: Anais XI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2006, Florianópolis.
  • [4] BOER, Luciema. Hospitalidade no restaurante Madalosso: comensalidade e sociabilidade. In: Anais Congresso Internacional de Gastronomia: Mesa Tendências SENAC, 2013, São Paulo.
  • [5] COLLAÇO, Janine H. L. Restaurantes de comida rápida, os fast-foods, em praças de alimentação de shopping centers: transformações no comer. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 33, 2004, p. 116-13
  • [6] KOTLER, Philip; MARTIN, Harold T. Atmospherics as a Marketing Tool. Journal of Retailing, vol.49, n. 4, p. 48-64, 1974.
  • [7] MOREIRA, Sueli A. Alimentação e comensalidade: aspectos históricos e antropológicos. Revista Ciência e Cultura, São Paulo, volume 62, 2010.
  • [8] PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • [9] RHEINGANTZ; Paulo A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiros: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 200
  • [10] SILVEIRA, Carolina M. F.; BINS ELY, Vera H. M. Avaliação do trabalho dos atendentes em panificadora sob o viés da psicologia ambiental e da ergonomia. In: Anais XIII Encontro Nacional e IX Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2015, Campinas-SP.
  • [11] UNDERHILL, Paco. Vamos às Compras!: a ciência do consumo nos mercados globais. Tradução: Ricardo B. Vieira. Rio de Janeiro: Elsevier, Nova Ed. Ver. e atualizada, 6ª impressão, 2009.
  • [12] VASCONCELOS, Christianne; VILLAROUCO, Vilma; SOARES,Marcelo. Contribuição da psicologia ambiental na análise ergonômica do ambiente construído. Ação Ergonômica, v. 5, p. 14-20, 2010.
Como citar:

SILVEIRA, Carolina Morgado de Freitas; BINS ELY, Vera Helena Moro; "RELAÇÃO CLIENTE E AMBIENTE CONSTRUÍDO: ESTUDO DE CASO EM PANIFICADORA", p. 77-88 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-AMB01-1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações