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RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO E EFICIÊNCIA RELATIVA - UMA APLICAÇÃO NO SEGMENTO DA HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM BELÉM-PA.

RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO E EFICIÊNCIA RELATIVA - UMA APLICAÇÃO NO SEGMENTO DA HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM BELÉM-PA.

Melo, Américo Johny Jaques ; Gomes, Sergio Castro ;

Artigo Completo:

O objetivo deste estudo é calcular e analisar, a partir da Análise Envoltória de Dados DEA, o nível da eficiência relativa no setor hoteleiro e realizar uma comparação com o indicie de satisfação, por meio do modelo de regressão linear. Utilizou-se como parâmetro de dados informações coletadas em 18 hotéis na região metropolitana de Belém. Com isso, aplicou-se a ferramenta SIAD v3 que calculou a eficiência dos processos desses hotéis, utilizando cinco variáveis, nas quais são três de input: o ano de existência do hotel, o número de empregados e números de quartos e duas variáveis output: o número médio de quartos ocupados e RevPar (Receita por Quarto Disponível), como bases importantes para análise. Empregou-se o modelo BCC, orientado por output, para a demonstração dos resultados obtidos em quatro grupos: o da eficiência padrão, o da eficiência na fronteira invertida, o da eficiência composta e o da eficiência composta normalizada. Os resultados revelaram que apenas um dos hotéis apresentou eficiência 100% e a comparação entre a eficiência calculada e o índice de satisfação obteve uma tendência crescente, no qual quando mais eficiente a organização, maior seu índice de satisfação.

Artigo Completo:

O objetivo deste estudo é calcular e analisar, a partir da Análise Envoltória de Dados DEA, o nível da eficiência relativa no setor hoteleiro e realizar uma comparação com o indicie de satisfação, por meio do modelo de regressão linear. Utilizou-se como parâmetro de dados informações coletadas em 18 hotéis na região metropolitana de Belém. Com isso, aplicou-se a ferramenta SIAD v3 que calculou a eficiência dos processos desses hotéis, utilizando cinco variáveis, nas quais são três de input: o ano de existência do hotel, o número de empregados e números de quartos e duas variáveis output: o número médio de quartos ocupados e RevPar (Receita por Quarto Disponível), como bases importantes para análise. Empregou-se o modelo BCC, orientado por output, para a demonstração dos resultados obtidos em quatro grupos: o da eficiência padrão, o da eficiência na fronteira invertida, o da eficiência composta e o da eficiência composta normalizada. Os resultados revelaram que apenas um dos hotéis apresentou eficiência 100% e a comparação entre a eficiência calculada e o índice de satisfação obteve uma tendência crescente, no qual quando mais eficiente a organização, maior seu índice de satisfação.

Palavras-chave: Eficiência, DEA, Setor Hoteleiro, regressão linear.,

Palavras-chave: Eficiência, DEA, Setor Hoteleiro, regressão linear.,

DOI: 10.5151/spolm2019-176

Referências bibliográficas
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Como citar:

Melo, Américo Johny Jaques; Gomes, Sergio Castro; "RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO E EFICIÊNCIA RELATIVA - UMA APLICAÇÃO NO SEGMENTO DA HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM BELÉM-PA.", p. 2438-2450 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-176

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