Agosto 2024 vol. 12 num. 5 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
ARTIGO COMPLETO - Open Access.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE INTERIORES NO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES NO IFSUL - CAMPUS PELOTAS/RS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE INTERIORES NO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES NO IFSUL - CAMPUS PELOTAS/RS
SOARES, Liege Lannes ; ROSA, Lessandro Machado da ; NEJELISKI, Danieli Maehler ;
ARTIGO COMPLETO:
"O curso técnico em Design de Interiores do IFSul campus Pelotas, compreende a duração de oitosemestres. No sexto semestre foi proposta a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Projeto deInteriores e Ergonomia e Layout 1. A metodologia está organizada em dois momentos. A primeiraentrega compreende briefing, painel conceitual, estudo da planta, análise de similares, pesquisa demercado e visitas técnicas, planta de fluxos, estudo do dimensionamento e do layout. A segundaentrega compreende o desenho técnico e a inserção dos móveis. Este trabalho descreve aexperiência do ensino interdisciplinar durante o processo de elaboração do projeto de interiores."
ARTIGO COMPLETO:
"High school technical course in Interior Design at the IFSul Pelotas campus lasts eight semesters. Inthe sixth semester, interdisciplinarity was proposed between the disciplines of Interior Design andErgonomics and Layout 1. The methodology is organized into two moments. The first deliverycomprises a briefing, conceptual panel, plant study, similar analysis, market research and technicalvisits, flow plan, sizing and layout study. The second delivery comprises the technical drawing andinsertion of the furniture. This work describes the experience of interdisciplinary teaching during theinterior design process."
Palavras-chave: Design de interiores; ensino interdisciplinar; projeto de interiores,
Palavras-chave: Interior design; interdisciplinary teaching; interior design project,
DOI: 10.5151/eneac2024-821573
Referências bibliográficas
- [1] "GURGEL, M. Projetando espaços: Design de interiores. São Paulo: SENAC, 2007.
- [2] KOWALTOWSKI, D. C. C. K. et al. Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico. In:
- [3] Ambiente Construído, Porto Alegre, v.6, n.2, p. 07-19, ISSN 1415-8876, 2006.
- [4] MAGUIRE, D.E; SIMMONS, C.H. Desenho técnico. Problemas e soluções gerais de
- [5] desenho técnico. São Paulo: Hemus Editora Ltda, 2004.
- [6] PANERO, J. Dimensionamento humano para espaços interiores. [tradução Anita Di Marco] 1a ed.
- [7] São Paulo: Gustavo Gili, 2015."
Como citar:
SOARES, Liege Lannes; ROSA, Lessandro Machado da; NEJELISKI, Danieli Maehler; "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE INTERIORES NO CURSO DE DESIGN DE INTERIORES NO IFSUL - CAMPUS PELOTAS/RS", p. 69-80 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2024-821573
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações