Fevereiro 2014 vol. 1 num. 1 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
RELEVÂNCIA DO MODELO DE EMBREAGEM NO DESEMPENHO LONGITUDINAL DO VEÍCULO
Eckert, Jony Javorski ; Santiciolli, Fabio Mazzariol ; Costa, Eduardo dos Santos ; Cardoso, Arthur Germano ; Dedini, Franco Giuseppe ;
Artigo Completo:
componentes denominados placa e volante, ligando o virabrequim do motor à caixa de redução. A interação entre placa e volante é controlada por meio do pedal de embreagem que, quando acionado, determina o distanciamento entre as partes, caracterizando o grau de acoplamento da embreagem. O acoplamento máximo ocorre quando o pedal é liberado. Nesta condição, uma mola pressiona a placa contra o volante. A maioria dos modelos de dinâmica veicular longitudinal descrita pela literatura, despreza a influência da embreagem, assumindo que não haverá efeito adicional. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é a comparação entre a dinâmica veicular longitudinal modelada convencionalmente com uma segunda modelagem, considerando o equacionamento analítico de uma embreagem. Finalmente, torna-se possível quantificar a relevância do modelo de embreagem para a análise longitudinal dinâmica. As simulações são executadas pelo MATLAB/Simulink®, que interage com um modelo de bancada inercial multicorpos implementado em Adams®.
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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP6
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Como citar:
Eckert, Jony Javorski ; Santiciolli, Fabio Mazzariol; Costa, Eduardo dos Santos; Cardoso, Arthur Germano; Dedini, Franco Giuseppe; "RELEVÂNCIA DO MODELO DE EMBREAGEM NO DESEMPENHO LONGITUDINAL DO VEÍCULO", p. 41-59 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea-PAP6
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