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Representação da mulher nos anúncios das revistas Chanaan e Vida Capichaba na década de 1930

Representation of the woman in the ads of the magazines Chanaan and Vida Capichaba in the 1930s

Azerêdo, Júlia Sousa ; Fonseca, Letícia Pedruzzi ;

Artigo completo:

O objetivo da presente pesquisa foi investigar como era a representação da mulher nos anúncios da imprensa capixaba durante a década de 1930, por meio dos anúncios das revistas Chanaan, 1936 a 1939, e Vida Capichaba, 1923 a 1959, com o recorte de 1936 a 1939. As duas revistas eram referências da modernidade pretendida no Espírito Santo no início do século XX e tinham como intenção normatizar e modernizar a mulher seguindo alguns padrões. A primeira etapa da pesquisa consistiu em recortar os anúncios que continham uma figura feminina e os anúncios em que o discurso era destinado à mulher. Após, foi elaborada uma ficha de coleta de dados específica, dividida entre características gráficas e a representação da mulher. Utilizou-se como referência a obra Mulher de Papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, onde a autora Buitoni (2009) traça as origens das representações femininas no século XX, com isso foi analisado se a mulher estava representada como natureza; com o clichê do amor materno; com culto estético; ser perfeita no interior e exterior; uso de metáfora; roteiro ou guia para ser: amorosa, boa esposa, inteligente, deslumbrante; ou nenhuma dessas opções. E, ainda, para os anúncios imagéticos, se a representação feminina estava acompanhada (NUNES, 2016). Todos os anúncios tiveram fichas preenchidas, após houve tabulação dos dados coletados e a partir da tabulação foram gerados gráficos que tornaram possíveis as análises. Foi descoberto que os padrões impostos tiveram participação ativa da imprensa local, portando anúncios de âmbito local, regional e nacional.

Artigo completo:

The objective of the present research was to investigate the way women were portrayed in the capixaba press’ annoucements during the 1930s, through the analysis of Chanaan magazine’s announcements during 1936 through 1939, and the Vida Capichaba annoucements, from 1923 through 1959. Both magazines were references in the desired modernity in Espírito Santo at the beginning of the 20th century, and aimed to standardize and modernize women by following certain standards. The first stage of this work consists in clipping announcements that contained a feminine figure and the announcements whose content was destined to women. After that, the study looks to elaborate a specific data collection sheet that is divided between graphic characteristics and the women’s representation. The work “Woman of Paper: the representation of the woman in the Brazilian women's press” by Buitoni (2009) was used as reference. In her work, Buitoni traces the origins of the feminine representations in the 20th century, and it was analyzed if the woman was represented by nature, with the cliché of maternal love, with aesthetic worship and being perfect inside and outside; with the use of metaphor; with the script or guide to be: loving, good wife, smart, dazzling; or none of these options. And for the imagery ads, if the female representation was accompanied (NUNES, 2016). All ads had completed forms filled, and through the tabulation realized, graphics were generated, making the analysis possible. It was found that the imposed standards had active participation in the local press, carrying announcements of local, regional and national scope.

Palavras-chave: memória gráfica, mulher, Chanaan, Vida Capichaba,

Palavras-chave: graphic memory, woman, Chanaan, Vida Capichaba,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0173

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Como citar:

Azerêdo, Júlia Sousa; Fonseca, Letícia Pedruzzi; "Representação da mulher nos anúncios das revistas Chanaan e Vida Capichaba na década de 1930", p. 2214-2229 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0173

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