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Representação gráfica de refrigerantes de guaraná no início do século XX: um estudo preliminar

Graphic representation of guaraná soft drinks in the early twentieth century: a preliminary study

LORENCINI, Nikolas ; FARIAS, Priscila Lena ;

Artigo:

"1. Contexto, acervos e corpus da pesquisa Este trabalho apresenta um estudo piloto sobre a expressividade da tipografia e do letreiramento através de análises de anúncios publicitários de refrigerantes de guaraná. As análises tiveram como objetivo compreender a composição gráfica e os letreiramentos associados a esse produto na época do início da sua industrialização. Esta investigação se insere no contexto dos estudos sobre Memória Gráfica, que, como proposto por Braga e Farias (2018), é uma área que ""busca compreender a importância e o valor de artefatos visuais, em particular impressos efêmeros, na criação de um sentido de identidade local"". Assim, o estudo visa contribuir para a identificação de recursos gráficos e tipográficos usados em anúncios e rótulos de bebidas não-alcoólicas de guaraná, nos primórdios de sua produção industrial, logo, visando uma primeira exploração já que ""pouca atenção foi dedicada aos períodos anteriores aos anos 1950"" (Braga e Farias, 2018). O trabalho inclui um breve histórico da cultura e industrialização do guaraná onde foi identificada a origem brasileira nativa da fruta, domesticada e cultivada pelo povo Sateré-Mawé (Lorenz, 1992; Homma, 2014). Os acervos pesquisados para este estudo piloto incluem a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, acervo online do jornal Folha de São Paulo e o Centro de Documentação e Memória da Amazônia, nos quais foram encontrados anúncios em periódicos entre 1917 e 1940. Para a análise gráfica dos anúncios foi utilizado o método proposto por Villas-Boas (Villas-Boas, 2009), composto por dois níveis de análise: descrição dos elementos estético-formais (os elementos visuais); e avaliação da composição visual através de elementos técnicos-formais (a organização geral dos elementos na superfície do projeto). Para maior ênfase nos elementos textuais, já que o corpus do estudo se configura majoritariamente por anúncios impressos apenas na cor preta, o modelo proposto por Van Leeuwen (2006, p. 148-150) foi usado como forma de identificação da expressão complementar dos letreiramentos nos rótulos. 2. Conclusão Este estudo de caráter exploratório, através das análises gráficas e de expressividade do letreiramento revelaram preferência por balanceamentos simétricos nos layouts e expressões orgânicas para os letreiramentos das marcas de refrigerante de guaraná. Indica também a necessidade de pesquisas complementares a serem realizadas, preferencialmente com fontes primárias, que, através de estudo comparativo, tendem a validar as escolhas de composição gráfica, tipográficas e de letreiramento relatadas, quanto à localização geográfica, período ou categoria de produto."

Artigo:

"1. Context, collections, and corpus of research This work presents a pilot study on the expressiveness of typography and lettering through analyses of guarana soda advertisements. The analyses aimed to understand the graphic composition and letterings associated with this product at the beginning of its industrialization. This investigation is part of studies on Graphic Memory, which, as proposed by Braga and Farias (2018), is an area that “seeks to understand the importance and value of visual artifacts, particularly ephemeral prints, in creating a sense of local identity.” Thus, the study aims to contribute to identifying graphic and typographic resources used in advertisements and labels for non-alcoholic guarana beverages at the onset of their industrial production, as “little attention has been given to periods before the 1950s” (Braga and Farias, 2018). The work includes a brief history of guarana culture and industrialization, identifying the Brazilian native origin of the fruit, domesticated and cultivated by the Sateré-Mawé people (Lorenz, 1992; Homma, 2014). The collections researched for this pilot study include the Digital Newspaper Library of the National Library, the online archive of the newspaper Folha de São Paulo, and the Documentation and Memory Center of the Amazon, where advertisements were found in periodicals between 1917 and 1940. For the graphic analysis of the advertisements, the method proposed by Villas-Boas (2009) was used, consisting of two levels of analysis: description of aesthetic-formal elements (visual elements); and evaluation of visual composition through technical-formal elements (the overall organization of elements on the project surface). For greater emphasis on textual elements, as the study’s corpus consists mainly of advertisements printed only in black, the model proposed by Van Leeuwen (2006, p. 148-150) was used to identify the complementary expression of letterings on the labels. 2. Conclusion This exploratory study, through graphic and lettering expressiveness analyses, revealed a preference for symmetrical balance in layouts and organic expressions for the letterings of guarana soda brands. It also indicates the need for complementary research to be conducted, preferably with primary sources, which, through comparative study, tend to validate the reported graphic, typographic, and lettering composition choices concerning geographical location, period, or product category."

Palavras-chave: representação gráfica, tipografia, letreiramento brasileiro, embalagem, análise gráfica,

Palavras-chave: graphic representation, typography, brazilian lettering, packaging, graphical analysis,

DOI: 10.5151/8spdesign-028

Referências bibliográficas
  • [1] "BRAGA, Marcos da Costa; FARIAS, Priscila. Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blucher, 2018.
  • [2] HOMMA, A. K. O. . Guaraná: passado, presente e futuro. Brasília: Embrapa, 2014.
  • [3] LORENZ, S. Sateré-Mawé: os filhos do guaraná. São Paulo: Centro de Trabalho Indigenista, 1992.
  • [4] VAN LEEUWEN, T. (2006). Towards a semiotics of typography. Information Design Journal, 14(2), 139-155.
  • [5] VILLAS-BOAS, A. (2009). Sobre análise gráfica, ou algumas estratégias didáticas para a difusão de um design crítico. Arcos Design, 5, 2-17."
Como citar:

LORENCINI, Nikolas; FARIAS, Priscila Lena; "Representação gráfica de refrigerantes de guaraná no início do século XX: um estudo preliminar", p. 103-107 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-028

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