ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE ACESSIBILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NA UFAL

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE ACESSIBILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NA UFAL

MERGULHÃO, Daísy Damásio Albuquerque ; REBÊLO, Marcelle Maria Pais ; SARMENTO, Thaísa Francis César Sampaio ;

ARTIGO COMPLETO:

A arquitetura como processo e ferramenta de inclusão da pessoa com deficiência tem sido uma pauta cada vez mais discutida no mundo e quando associadas com a Experiencia do Usuário é uma oportunidade de especialistas repensarem o projeto de ambientes. Este trabalho avaliou as condições de acessibilidade do Restaurante Universitário do Ufal Maceió considerando a experiência dos usuários PCDs frente a avalição de especialistas considerando as exigências da NBR 9050. Os resultados mostram que a percepção do usuário e avaliação dos especialistas tem resultados que caminham próximos, embora apresentem considerações diferentes.

ARTIGO COMPLETO:

Architecture as a process and tool for the inclusion of people with disabilities has been an increasingly discussed topic around the world and when associated with User Experience it is an opportunity for specialists to rethink the design of environments. This work evaluated the accessibility conditions of the Ufal Maceió University Restaurant considering the experience of PCD users in relation to the evaluation of experts considering the requirements of NBR 9050. The results show that the user's perception and the experts' evaluation have close results, although present different considerations.

Palavras-chave: Acessibilidade, Restaurante Universitário, Experiencia do Usuário,

Palavras-chave: Accessibility, University Restaurant, User Experience. keyword;,

DOI: 10.5151/eneac2024-831550

Referências bibliográficas
  • [1] "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
  • [2] BEVAN, N. Classifying and Selecting UX and Usability Measures. In: International Workshop on meaningful Measures, Valid Useful User Experience Measurement - VUUM, 2008, p. 13-18, Reykjavik, Iceland. Proceedings […]. Toulouse, France: Institute of Research in Informatics of Toulouse (IRIT), 2008.
  • [3] BRASIL. Decreto nº 6.096, 24 de abril de 2007. Que institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Brasília, [2007]. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em: 09 out. 202
  • [4] COUTINHO. M. M. A. A inclusão da pessoa com deficiência visual na educação superior e a construção de suas identidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2011.
  • [5] EKAMBI-SCHMIDT, J. La percepción del hábitat. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A., 1974.
  • [6] GHANI, A. A. A.; HAMID, M. Y.; HARON, S. N.; AHMAD, N., A.; BAHARI, M.; WAHAB, S. N. A. Methods in Mapping Usability of Malaysia’s Shopping Centre. In: International Building Control Conference - IBCC 2016, .4, 201 Proceedings […]. MATEC Web of Conferences 66, v. 117, 201
  • [7] COZZA, S.; TUOR, R.; SONDEREGGER, A.; JUSSELME, T.; LALANNE, D. ANDERSEN, M. Usability assessment of building performance simulation tools: a pilot study. In: ELSHARKAWY H.; ZAHIRI, S. CLOUGH J. (eds). International Conference for Sustainable Design of the Built Environment - SDBE, 2018, p.25-36, London, UK. Proceedings […]. London: British Council Newton Institutional Links Fund, UEL, 2018.
  • [8] HARUN, S. N.; HAMIDA, M. Y.; TALIBB, A.; RAHIMC, Z. A. Usability evaluation: criteria for quality architecture in use. Procedia Engineering, v.20, p. 135-146. Elsevier, 2011.
  • [9] HASSENZAHL, M.; TRACTINSKY, N. User Experience – a Research Agenda. Behaviour and Information Technology, v. 25, n. 2, p. 91- 97, 2006.
  • [10] KOSKINEN, I.; ZIMMERMAN, J.; BINDER, T.; REDSTRÖM, J.; WENSVEEN, S. Design Research Through Practice, From the Lab, Field, and Showroom. Whaltan, USA: MK Elsevier, 223p, 2011.
  • [11] LALLEMAND, C. Towards consolidated methods for the design and evaluation of User Experience (Doctoral dissertation). University of Luxembourg, 2015.
  • [12] LAW, E., ROTO, V., HASSENZAHL, M., VERMEEREN, A., KORT, J. Understanding, Scoping and Defining User Experience: A Survey Approach. In: HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS - CHI’09, .9, April 4-9, 2009, Boston, USA. Proceedings […]. New York, ACM, 2009.
  • [13] MOORE, G. T. Architecture and human behavior: The Place of Environment. Behavior studies in Architecture. Wisconsin Architect. September, p.18–21, 1979.
  • [14] NAUMANN, A. B.; WECHSUNG, I.; SCHLEICHER, R. Measurements and Concepts of Usability and User Experience: Differences between Industry and Academia. In: KUROSU, M. (Ed.). Human Centered Design, HCII 2009, LNCS 5619, p. 618–626, 2009.
  • [15] NOGUCHI, M.; MA, N.; MIN WOO, C. M.; CHAU, H.; ZHOU, J. The Usability Study of a Proposed Environmental Experience Design Framework for Active Ageing. Buildings 2018, v.8, n. 167, 2018.
  • [16] NICOL, Fergus. International Standards don’t Fit Tropical Buildings: What Can We Do about It? In: Conferencia Internacional sobre Confort y Comportamiento Térmico de Edificaciones, COTEDI-2000, Maracaibo, 2000.
  • [17] RABELO , Lucélia Cardoso Cavalcante. Políticas de Inclusão e Acessibilidade nas Universidades: Reflexões sobre as bases legais e trajetória do NAIA/UNIFESSPA. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/colecao_inclusao/livros/6/cap03.html
  • [18] SARMENTO, T. S. Design Participativo em ambiente escolar: projeto de desenvolvimento de espaços complementares de aprendizagem. (Projeto de Extensão). Maceió: UFAL, 20
  • [19] SANDERS, E. B. N. Prototyping for the design spaces of the future. In: VALENTINE, L. (Ed.) Prototype: Design and Craft In The 21st Century. Bloomsbury, p.59-74, 2013.
  • [20] SANOFF, H. School Building Assessment Methods. Washington, DC.: National
  • [21] Clearinghouse for Educational Facilities, 2001.
  • [22] UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (Ufal). Ufal em números. [s.d]. Disponível em: < https://ufal.br/ufal/institucional/apresentacao>. Acesso em: 01 ago. 2023.
  • [23] VILLAROUCO, V. (2011). Tratando de ambientes ergonomicamente adequados: seriam ergoambientes? In: MONT’ALVÃO, C. & VILLAROUCO, V. (orgs.). Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído. Rio de Janeiro: Faperj, 2AB, p. 25-46, 2011.
  • [24] VILLAROUCO, V. Construindo uma metodologia de avaliação ergonômica do
  • [25] ambiente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA – ABERGO, .15, 2008, Porto Seguro, Brasil. Anais […]. Rio de Janeiro: ABERGO, 2008."
Como citar:

MERGULHÃO, Daísy Damásio Albuquerque; REBÊLO, Marcelle Maria Pais; SARMENTO, Thaísa Francis César Sampaio; "RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - ESTUDOS COMPARATIVOS ENTRE ACESSIBILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NA UFAL", p. 1190-1201 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831550

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações