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Resultados preliminares de uma pesquisa sobre processos criativos de natureza indutiva e dedutiva na pedagogia de projeto em design

Preliminary Results of a Research on Inductive and Deductive Approaches in Creative Processes within Design Education

DIAS, Cristina Filgueira ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ;

Artigo:

Processos indutivos e dedutivos, compreendidos como sendo, respectivamente, movimentos iniciados a partir de instâncias particulares que avancem em direção a um plano geral de conjunto, ou que partam de uma visão preliminar geral de conjunto para, então, conformar instâncias particulares, podem ser identificados também em técnicas de criatividade e no pensamento projetual do design como um todo. A indução, teoricamente, é capaz de impulsionar processos criativos e promover novas descobertas, enquanto a dedução seria particularmente útil para planejamento, adequação, verificação e coerência de soluções propostas. A pesquisa de doutorado em curso tem como objetivo explorar, no campo da pedagogia de design, aspectos de processos criativos que apresentem características preponderantemente indutivas e/ou dedutivas durante fases de concepção de soluções de projeto. Esse estudo qualitativo, de caráter observacional e descritivo, está detalhando, analisando e sistematizando aspectos relevantes da natureza e da dinâmica desses processos criativos, que progridam em sentidos inversos, sobretudo quanto à identificação de momentos em que ocorram; quanto a etapas e fases discerníveis no âmbito de suas dinâmicas; quanto a suas formas e características de expressão; quanto a fatores e recursos que poderiam estimulá-los ou inibi-los; bem como quanto a percepções de professores e alunos sobre a qualidade de resultados parciais e finais de projetos que desenvolvam, complementadas pela análise desses trabalhos de alunos por parte da pesquisadora. Para tanto, no quarto semestre do doutorado em andamento, foi possível realizar doutorado sanduíche na Technische Universiteit Delft, na Holanda, em que se coletou dados por meio de observações diretas de três disciplinas de projeto e de criatividade em cursos de graduação e de mestrado em design, além de por meio de entrevistas semiestruturadas breves e em profundidade com docentes e discentes das disciplinas observadas, em compasso com a ampliação da revisão da literatura especializada. Dentre resultados preliminares alcançados até o momento, percebe-se que, por exemplo, no âmbito de técnicas de criatividade que auxiliem na transição de etapas de geração de alternativas para etapas de seleção de alternativas, na técnica denominada agrupamento espontâneo, seria desejável abster-se de organizar ideias geradas previamente por intermédio de categorias conceituais macroscópicas pré-definidas. Os docentes, em situações assim, sugerem formação de grupos de ideias sem predeterminação de classificações a que pudessem pertencer. Esse cuidado, essencialmente de natureza indutiva, favorece potencial obtenção de novos insights, ao deixar, nesses casos, a tarefa de identificação daquelas categorias conceituais macroscópicas, em progressões de instancias particulares para instâncias gerais, para a fase final da atividade. Com esta pesquisa, pretende-se aprofundar na compreensão sobre métodos, processos, ferramentas e técnicas criativas de natureza indutiva e dedutiva, de modo a consolida-los e a integrá-los, quando cabível, de forma mais sinergística e eficaz no ensino de projeto em design, que tende a apresentar preponderância de abordagens sobretudo sistêmicas e dedutivas.

Artigo:

Inductive and deductive processes, understood as being, respectively, movements initiated from particular instances that advance towards a general overall plan, or that start from a preliminary general vision of the whole to then conform particular instances, can also be identified in creativity techniques and in design thinking as a whole. Induction, theoretically, can drive creative processes and promote new discoveries, while deduction would be particularly useful for planning, adequacy, verification, and coherence of proposed solutions. The ongoing doctoral research aims to explore, in the field of design pedagogy, aspects of creative processes that present predominantly inductive and/or deductive characteristics during ideation phases. This qualitative, observational, and descriptive study is detailing, analyzing, and systematizing relevant aspects of the nature and dynamics of these creative processes, which progress in opposite directions, particularly regarding the identification of moments when they occur; discernible stages and phases within their dynamics; their forms and characteristics of expression; factors and resources that could stimulate or inhibit them; as well as teachers' and students' perceptions of the quality of the partial and final results of projects they develop, complemented by the researcher’s analysis of students' works. To this end, in the fourth semester of the ongoing doctorate, it was possible to spend a semester abroad at Technische Universiteit Delft in the Netherlands, where data were collected through direct observations of three design and creativity courses at undergraduate and master's levels, as well as through brief and in-depth semi-structured interviews with teachers and students of the observed courses, alongside the expansion of the specialized literature review. Among the preliminary results achieved so far, it has been noted, for example, that in the realm of creativity techniques that assist in the transition from the diversion and conversion phases, in the technique known as spontaneous grouping, it would be desirable to refrain from organizing previously generated ideas into predefined macroscopic conceptual categories. In such cases, teachers suggest forming idea groups without pre-determined classifications to which they might belong. This approach, essentially of an inductive nature, facilitates the occurrence of new insights by leaving, in these cases, the task of identifying those macroscopic conceptual categories, in progressions from particular instances to general instances, to the final phase of the activity. With this research, the aim is to deepen the understanding of inductive and deductive creative methods, processes, tools, and techniques, in order to consolidate and integrate them, where applicable, more synergistically and effectively into design education, which tends to show a predominance of approaches that are mostly systemic and deductive.

Palavras-chave: pedagogia de design, metodologia de projeto em design, indução e dedução, processos criativos, técnicas de criatividade,

Palavras-chave: design pedagogy, design methodology, inductive and deductive processes, creative processes, creativity techniques,

DOI: 10.5151/8spdesign-014

Referências bibliográficas
  • [1] HEIJNE, Katrina; MEER, Han van der. Road Map for Creative Problem Solving Techniques. Amsterdam: Boom, 2019. 301 p.
Como citar:

DIAS, Cristina Filgueira; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; "Resultados preliminares de uma pesquisa sobre processos criativos de natureza indutiva e dedutiva na pedagogia de projeto em design ", p. 51-53 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-014

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