Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Revisão Sistemática da Literatura de Design para o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas

Systematic Literature Review on Design for the cognitive development of autistic children

LEITE, Camilla Dandara Pereira ; BERTOLDI, Cristiane Aun ;

Artigo:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em uma condição neurodesenvolvimentista vitalícia, diagnosticada quando deficiências sociocomunicativas co-ocorrem com comportamentos repetitivos, interesses restritos e / ou adesão a rotinas não funcionais (American Psychiatric Association (APA), 2013). Embora a TEA tenha um elevado grau de incidência, muitos avanços ainda são necessários para promover a garantia dos direitos e melhorias de vida de pessoas autistas. Este trabalho teve como objetivo identificar abordagens de Design para auxiliar no desenvolvimento cognitivo de crianças autistas. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo o modelo proposto por Conforto et al. (2011). Foram utilizadas como strings de busca: Autistic children; e cognitive development. A busca foi realizada no portal Periódicos CAPES, buscando-se artigos revisados por pares, publicados entre 2017 e 2021. Não foi utilizada a palavra "Design" na string de busca a fim de ampliar as possibilidades de resultados, incluindo possíveis trabalhos que abordassem o Design tangencialmente. Entretanto, a busca resultou em nenhum artigo na temática do desenvolvimento cognitivo de crianças autistas no campo do Design, o que aponta para uma lacuna de pesquisa. A partir desta RSL, percebe-se que a necessidade de intervenção para o desenvolvimento das crianças autistas vai além do desenvolvimento cognitivo. Deste modo, faz-se necessário realizar novas buscas na literatura, voltadas para identificar as abordagens de Design em outras formas de desenvolvimento de crianças autistas. Além disto, a busca realizada nesta RSL esteve restrita a apenas uma plataforma de busca (periódicos capes) e a um tipo de publicação (artigos científicos), fazendo-se necessário repetir a busca em novos portais e em outros tipos de publicações.

Artigo:

Autism Spectrum Disorder (ASD) is a lifelong neurodevelopmental condition diagnosed when socio-communicative impairments co-occur with repetitive behaviors, restricted interests and/or adherence to non-functional routines (American Psychiatric Association (APA), 2013). Although ASD has a high degree of incidence, many advances are still needed to promote the guarantee of rights and improvements in the lives of autistic people. This work aimed to identify Design approaches to assist the cognitive development of autistic children. To achieve the objective of this work, a Systematic Literature Review (SLR) was carried out, following the model proposed by Conforto et al. (2011). The following search strings were used: Autistic children; and cognitive development. The search was carried out on the CAPES Periodicals portal, looking for peer-reviewed articles published between 2017 and 2021. The word "Design" was not used in the search string in order to expand the possibilities of results, including possible works that addressed the Design tangentially. However, the search resulted in no article on the topic of cognitive development of autistic children in the field of Design, which points to a research gap. From this SLR, it is clear that the need for intervention for the development of autistic children goes beyond cognitive development. Thus, it is necessary to carry out new searches in the literature, aimed at identifying Design approaches in other forms of development of autistic children. In addition, the search performed in this SLR was restricted to only one search platform (capes journals) and one type of publication (scientific articles), making it necessary to repeat the search in new portals and other types of publications.

Palavras-chave: Crianças autistas, Desenvolvimento cognitivo, Design.,

Palavras-chave: Autistic children, Cognitive development, Design.,

DOI: 10.5151/5spdesign-11

Referências bibliográficas
  • [1] AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. Retrieved from https://dsm.psychiatryonline.org/doi/book/10.1176/appi.books.9780 890425596. 27/10/202
  • [2] CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. DA. 2011. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática : aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CNGDP: 1–1
Como citar:

LEITE, Camilla Dandara Pereira; BERTOLDI, Cristiane Aun; "Revisão Sistemática da Literatura de Design para o desenvolvimento cognitivo de crianças autistas", p. 19-20 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-11

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações