Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

REVISTA CTRL+G: DISCUTINDO AUTORIA E APROPRIAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL

Margarites, Ana Paula Freitas ;

Artigo Completo:

Este artigo tem a intenção de discutir as relações entre autoria e apropriação no ensino de design a partir de uma de experiência que envolve uma prática de sala de aula em um Curso Técnico em Comunicação Visual no Instituto Federal sul-Riograndense, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os estudantes foram estimulados a produzir, no decorrer de um semestre, uma revista digital que registrasse sua produção autoral realizada ao longo do período. O projeto dividiu-se em duas partes: um processo coletivo, envolvendo a turma toda dividida em pequenos grupos dedicados à criação do projeto gráfico da revista, e outro processo individual, de criação das poéticas visuais por cada estudante / autor. A grande diversidade de métodos e resultados materializados pelos estudantes faze pensar que experiências no ensino de design a partir da perspectiva da autoria e da apropriação podem ser alternativas interessantes e produtivas à elaboração de briefings "realistas", que buscam expor os estudantes a situações tão próximas do "mundo do trabalho" quanto for possível.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design de autor; design gráfico; comunicação visual; ensino técnico.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0221

Referências bibliográficas
  • [1] BARTHES, Rolland. A Morte do Autor. In: O Rumor da Língua. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
  • [2] CALDWELL, Cath; ZAPPATERRA, Yolanda. Design Editorial. São Paulo: Gustavo Gilli: 2014.
  • [3] DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
  • [4] DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Trad.: José Marcos Macedo. Palestra de 1978, Edição brasileira: Folha de São Paulo, 27/06/1999, p. 3.
  • [5] ECO, Umberto. Obra Aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São. Paulo: Perspectiva, 200
  • [6] FERRETTI, Celso João. Formação profissional e reforma do ensino técnico no Brasil: anos 90. Educ. Soc. [online]. 1997, vol.18, n.59, pp. 225-269.
  • [7] FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. in: MOLL, Jaqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • [8] GERMANO, Douglas. Maria da Vila Matilde. In: SOARES, Elza. A Mulher do Fim do Mundo. São Paulo: Circus, 2015. CD. Faixa 3.
  • [9] GRAHAM, Aubrey Drake. Hotline Bling. In: GRAHAM, Aubrey Drake. Hotline Bling. Toronto, Canada: OVO Sound, 2015. CD. Faixa 1.
  • [10] KLEE, Paul. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
  • [11] LUPTON, Ellen (org.). Intuição, Ação, Criação. Sâo Paulo: Gustavo Gilli, 2013.
  • [12] McCOY, Katherine; McCOY, Michael. The New Discourse. London: High Print Design, 1990. Disponível na internet por http em: < http://www.highgrounddesign.com/mccoy /cran3.htm>. Acesso em 26 mai. 2016.
  • [13] MILLER, J. Abbott (org.); LUPTON, Ellen. ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
  • [14] MOLL, Jaqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: Desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • [15] POYNOR, Rick. Abaixo as Regras. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • [16] ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS, 2007.
  • [17] VIEIRA, Taís. Mood board – um instrumento visual de apoio aos projetos de design. In: abcdesign No. 28, Paraná: Infolio, 2009.
Como citar:

Margarites, Ana Paula Freitas; "REVISTA CTRL+G: DISCUTINDO AUTORIA E APROPRIAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL", p. 2583-2594 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0221

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações