Outubro 2021 vol. 9 num. 1 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design
Short Paper - Open Access.
Revista MILPA: design editorial e novas perspectivas
MILPA Magazine: editorial design and new perspectives
Zanatta, Tarcila Maria ; Nunes, Cristina Colombo ;
Short Paper:
Este artigo apresenta o relato do desenvolvimento de uma revista independente sobre a produção artística latino-americana, como foco no processo criativo que possibilitou a exploração de alternativas inovadoras e pouco usuais no mercado editorial de massa. Deste modo, o processo de criação da Revista MILPA, desenvolvida como projeto de conclusão do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é apresentado a partir de sua metodologia estruturada em diferentes estágios criativos. Foram realizadas entrevistas com o público-alvo em questão, a fim de reconhecer as possíveis necessidades dos usuários enquanto leitores e apreciadores do material impresso. As dúvidas levantadas surgiram no sentido de buscar uma melhor compreensão acerca da relevância e sobrevivência do mercado editorial no cenário atual, marcado pelo consumo da informação digital e instantânea. Assim, buscou-se identificar ressignificações interessantes à permanência desta vertente do design, de modo a explorar possibilidades técnicas e expressivas como geradoras de gestos e significações.
Short Paper:
This article presents an account of the development of an independent magazine on Latin American artistic production, focusing on the creative process that enabled the exploration of innovative and unusual alternatives in the mass publishing market. In this way, the creation process of the MILPA Magazine, developed as a project for the conclusion of the Design course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), is presented from its methodology structured in different creative stages. Interviews were carried out with the target audience in question, in order to recognize the possible needs of users as readers and appreciators of the printed material. The doubts raised arose in order to seek a better understanding of the relevance and survival of the publishing market in the current scenario, marked by the consumption of digital and instantaneous information. Thus, we sought to identify interesting re-significations to the permanence of this aspect of design, in order to explore technical and expressive possibilities as generators of gestures and meanings.
Palavras-chave: design editorial, design gráfico, arte latino-americana,
Palavras-chave: editorial design, graphic design, latin american art,
DOI: 10.5151/cidicongic2021-027-333023-CIDI-Comunicacao.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Frascara, J. (2004). Communication design: principles, methods, and practice (pp. 72–73).
- [2] Nova Iorque: Allworth Press.
- [3] Heller, S. (2003). Merz to Emigre and Beyond (pp. 6–11). Nova Iorque: Phaidon.
- [4] Brenner, F. et al. (2016, 12 de agosto). A Personal Latin America. Recuperado de
- [5] https://frieze.com/article/personal-latin-america.
- [6] Lacerda, A. P. (2012). Pioneiros dos métodos de projeto (1962–1973): redes na gênese da
- [7] metodologia do design. Dissertação – UFRGS, pp. 112–114.
- [8] Neves, A. et al. (2017). Bruce Archer: método sistemático para designers. In: congresso
- [9] interno, pp. 8– Recife: UFPE.
- [10] Oliveira, B. E. (2016). Variantes sin contenido: territórios, especulação estética e visualidades decoloniais na América Latina. Dissertação – UNILA, pp. 12–15.
- [11] Wang, G. (2018, 06 de setembro). Why does design matter?. Recuperado de
- [12] https://www.stackmagazines.com/art-design/why-does-design-matter/.
- [13] Zanatta, T. M. (2019). Projeto gráfico-editorial de uma revista independente com foco na
- [14] produção artística latino-americana. TCC – UFSC.
- [15] Zappaterra, Y., Aldwell, C. (2014). Design editorial: Jornais e revistas / Mídia impressa e digital (pp. 30). São Paulo: GG."
Como citar:
Zanatta, Tarcila Maria ; Nunes, Cristina Colombo ; "Revista MILPA: design editorial e novas perspectivas", p. 362-369 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-027-333023-CIDI-Comunicacao.pdf
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações