Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
RONALDO FRAGA E O ESPAÇO METAPROJETUAL COMO FONTE DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Velho, Adriana Galli ;
Artigo:
O presente artigo, através de uma revisão teórica, abordou a concepção do processo de inovação e criatividade tencionados através do metaprojeto. Esta análise iniciou no entendimento das conexões necessárias entre criatividade e inovação, além dos demais elementos que fazem parte desta contextualização, bem como a compreensão do espaço metaprojetual sendo propício, como plataforma de conhecimentos, reflexão e análise de cenários para geração de inovação. Para compreender esta relação foi realizada uma análise do processo de criação do designer de moda Ronaldo Fraga, visto como uma base de pesquisas e projetações de cenários que elevam a moda a novas formas de gerar valor, através da cultura brasileira.
Artigo:
This article, through a literature review, discussed the design of the tensioned creativity and innovation process by metadesign. This analysis started understanding the necessary connections between creativity and innovation, besides other elements that are part of this context as well as understanding the metaprojetual space being suitable as the platform of knowledge, reflection and scenarios analysis to generate innovation. To understand this relationship an analysis of the creation of fashion designer Ronaldo Fraga process was performed, viewed as a foundation of research and design scenarios that elevate fashion to new ways to create value through the brazilian culture.
Palavras-chave: Inovação, criatividade, espaço metaprojetual, Innovation, creativity, metaprojetual space,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00333
Referências bibliográficas
- [1] ADAMS, J.L. Conceptual Blockbusting: A guide to better ideas. Perseus Books: Massachusetts. 1986.
- [2] CAMPOS, Samira. Ronaldo Fraga: o contador de histórias das passarelas. In: http://www.estilosamiracampos.com.br/gentedeestilo/gde_0030.asp. Acesso em 10 de novembro de 2013.
- [3] DE MORAES, D. Metaprojeto o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
- [4] DESERTI, A. IntornoalProjetto: appuntidimerceologia contemporânea. IN CELASCHI, F.; DESERTI, A. (Org). Design Andamp;Inovazzione. Strumenti e pratiche per laricercaapplicata. Roma: Carocci, 2007. MARX, K. O capital. Coleção Os economistas. Volume I, Seção I. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
- [5] FRANZATO, C. O processo de inovação dirigida pelo design. Um modelo teórico.Redige, v. 2, n. 1, 2011, p. 50-62.
- [6] KRIPPENDORFF,K. The semantic turn. A new foundation for design. Boca-‐Raton: Taylor Andamp; Francis, 200
- [7] LIPPI, R.; SIMANTOB, M. Guia valor econômico de inovação nas empresas. São Paulo: Globo, 2003.
- [8] MABILE, T.M. Creativity in context. Westview Press, 1996
- [9] SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
- [10] WEISBERG, R. W. Modes of expertise in creative thinking: evidence from case studies. In: Ericsson, K.A. et al (Org). The Cambridge handbook of expertise and expert performance.New York: Cambridge University Press, 2006. p. 761-787.
- [11] Revista ABC Design abril/maio/junho 2013 Meio Eletrônico:
- [12] FRAGA, R. Disponível em: impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/.../interna_cultura,53479/ acesso em 09 de novembro de 2013.
- [13] FRAGA, R. Disponível em: http://saofranciscoronaldofraga.com.br/ acesso 09 de novembro de 20
Como citar:
Velho, Adriana Galli; "RONALDO FRAGA E O ESPAÇO METAPROJETUAL COMO FONTE DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO", p. 2864-2871 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00333
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações