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SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE SELF-LEARNING À LUZ DA ERGONOMIA

CONTEMPORARY CLASSROOM: EVALUATION OF A SELF-LEARNING ENVIRONMENT IN THE LIGHT OF ERGONOMICS

Santos, Laini de Souza ; Signor, Andrei Luis ; Ely, Vera Helena Moro Bins ;

Artigo:

Este trabalho tem como objetivo avaliar os aspectos ergonômicos que interferem nas atividades de ensino e aprendizagem de uma sala de aula voltada para a modalidade self-learning, em uma escola de idiomas. O ambiente diferencia-se das salas de aula tradicionais por ter sido adequado ao estudo individual, não deixando de lado a possibilidade de interação entre pares ou em grupo. A avaliação realizada se deu a partir de uma abordagem multímodos de caráter qualitativo. A partir dos dados coletados foi possível propor melhorias no processo de trabalho dos professores e na aprendizagem dos alunos

Artigo:

This work aims to evaluate the ergonomic aspects that interfere in the teaching and learning activities of a self-learning classroom in a language school. The environment differs from traditional classrooms for having been suitable for individual study, not leaving aside the possibility of interaction between peers or in groups. The evaluation carried out was based on a multi-method approach of a qualitative nature. From the collected data, it was possible to propose improvements in the teachers work process and, in the students learning.

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Ergonomia,

Palavras-chave: Learning; Teaching; Ergonomics,

DOI: 10.5151/eneac2022-063

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Como citar:

Santos, Laini de Souza; Signor, Andrei Luis; Ely, Vera Helena Moro Bins; "SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: AVALIAÇÃO DE UM AMBIENTE SELF-LEARNING À LUZ DA ERGONOMIA", p. 979-999 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-063

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