Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
SEMANAS ACADÊMICAS COMO POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO DO TRÂNSITO DISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN DA PUCPR
Hilu, Luciane ; Marriott, Rita de Cássia Veiga ; Torres, Patricia Lupion ;
Artigo:
Com o objetivo de promover o sentido de complexidade e reintegração (ou abolição) disciplinar, neste estudo de caso pesquisamos como as formas de intercâmbio disciplinar, como a multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade, a transdisciplinariedade e a metadisciplinaridade (ZABALA, 2002) estão sendo estimuladas pelas Semanas Acadêmicas propostas pela Escola de Arquitetura e Design da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e como este intercâmbio disciplinar está sendo apreendido e vivenciado pelos alunos. Participantes voluntários, alunos de todos os períodos dos cursos de Design Digital, Design Gráfico, Design de Produto, Design de Moda e Arquitetura e Urbanismo responderam a um questionário de avaliação online após os eventos a respeito da sua percepção quanto à efetivação do intercâmbio disciplinar promovido pelas Semanas Acadêmicas de seus cursos, Curso de Design (Charneira) e de Curso de Arquitetura e Design (Sincronicidade). foram analisadas quali-quantitativamente perguntas sobre a interação de sua Semana Acadêmica com as outras áreas de estudo, a contribuição deste evento no desenvolvimento holístico e global dos participantes, a articulação dos saberes acadêmicos e não acadêmicos, bem como quais atividades, dentre oficinas, palestras e mesas-redondas, mais proporcionaram a transdisciplinariedade na Escola e minimizaram a fragmentação dos saberes. Os resultados revelam que a forma de intercâmbio mais reconhecida é a Interdisciplinaridade, mas apontam, ainda que de forma inconsciente e não sistematizada, uma leve tendência à promoção da transdisciplinaridade, indicando que as Semanas Acadêmicas têm o potencial de promover o rompimento dos paradigmas tradicionais de ensino.
Artigo:
In order to foster a sense of complexity and reintegration (or abolition) disciplines, this case study researched the forms of disciplinary exchange such as multidisciplinarity , pluridisciplinarity , interdisciplinarity, transdisciplinarity and metadisciplinaridade (Zabala, 2002) and how they are being stimulated by Academic Weeks proposed by the School of Architecture and Design at PUCPR (Pontifical Catholic University of Paraná) and how this disciplinary exchange has being perceived and experienced by students. Voluntary participants, students from all periods of the courses of Digital Design, Graphic Design, Product Design, Fashion Design and Architecture answered an online questionnaire evaluated after the events concerning their perception of the effectiveness of the disciplinary exchange promoted by Academic Weeks of their courses, by the course of Design (called Charneira) and by the School of Architecture and Design (called Sincronicidade). Were analyzed qualitative and quantitatively some questions about the interaction of their Academic Weeks with other fields of study, the contribution of these events on an holistic and global development of the participants, the articulation of academic and non- academic knowledge, and which activities (workshops, lectures and roundtables) provided the transdisciplinarity and minimized the fragmentation of knowledge. The results reveal that the most recognized form of exchange is interdisciplinarity, but pointed out on unconscious and not systematized way, a slight tendency to promote transdisciplinary, indicating that the Academic Weeks have the potential to promote the breakdown of traditional paradigms on education.
Palavras-chave: Design, semanas acadêmicas, trânsito disciplinar, Design, academic weeks, disciplinary transit,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00907
Referências bibliográficas
- [1] JULIATTO, C. I. Parceiros educadores: estudantes, professores, colaboradores e dirigentes. Curitiba: Champagnat, 2007, p.
- [2] MORIN, Edgar. Os princípios do conhecimento pertinente. In: Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
- [3] NIGRO, Carlos Domingos. Fórum de Desenvolvimento da Escola de Arquitetura e Design da PUCPR. Curitiba: Monografia de especialização em Gestão e Liderança Universitária, PUCPR, 201
- [4] PUCPR. Projeto Pedagógico Institucional. Curitiba: PUCPR, 2013.
- [5] PUCPR. Projeto Pedagógico da Escola de Arquitetura e Design. Curitiba: PUCPR, 2013. PUCPR. Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Curitiba: PUCPR, 2013.
- [6] SOMMERMAN, Américo e SANTOS, AKIKO. Complexidade e Transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009.
- [7] TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 200
- [8] ZABALA, Anton. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Como citar:
Hilu, Luciane; Marriott, Rita de Cássia Veiga; Torres, Patricia Lupion; "SEMANAS ACADÊMICAS COMO POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO DO TRÂNSITO DISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN DA PUCPR", p. 1444-1455 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00907
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações