ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

SENSIBILIZAÇÃO AOS CONCEITOS DE DESENHO UNIVERSAL: CULTIVANDO A FORMAÇÃO ESPACIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS A. C. SIMÕES

SENSIBILIZAÇÃO AOS CONCEITOS DE DESENHO UNIVERSAL: CULTIVANDO A FORMAÇÃO ESPACIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS A. C. SIMÕES

SANTOS, Joiciane Maria Leandro ; SARMENTO, Thaisa Francis César Sampaio ; MEDEIROS, Aryane de Alcantara ;

ARTIGO COMPLETO:

Apesar das críticas à simulação de deficiência, as atividades universitárias de sensibilização são frequentemente utilizadas para aumentar a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Por essa razão, uma atividade de sensibilização foi realizada no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, com o objetivo de conscientização sobre deficiência para estudar atitudes, afetos, cognições e comportamentos em relação à deficiência. A sensibilização contou com a participação de 4 equipes de estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design do 7º período da Ufal. Os participantes foram designados a escolherem tecnologias assistivas para a atividade de simulação de deficiência e uma rota dentro da instituição. Os resultados das análises resultaram em mapas que demonstraram a percepção dos estudantes sobre as dificuldades de circulação no campus universitário. O artigo finaliza com a percepção dos estudantes sobre seu processo de formação enquanto agentes de intervenção espacial.

ARTIGO COMPLETO:

Despite criticisms of disability simulation, university awareness-raising activities are often used to increase understanding of the challenges faced by people with disabilities. For this reason, an awareness-raising activity was carried out at the A. C. Simões Campus of the Federal University of Alagoas, with the aim of raising awareness about disability to study attitudes, affections, cognitions and behaviors in relation to disability. Raising awareness with the participation of 4 teams of Architecture, Urbanism and Design undergraduate students from the 7th period at Ufal. Participants were assigned to choose assistive technologies for the disability simulation activity and a shift within the institution. The results of the analyzes resulted in maps that demonstrated the students' perception of the difficulties of movement on the university campus. The article ends with the students' perception of their training process as agents of spatial intervention.

Palavras-chave: Sensibilização; desenho universal; acessibilidade espacial; campus universitário,

Palavras-chave: Awareness; universal design; spatial accessibility; university campus,

DOI: 10.5151/eneac2024-824679

Referências bibliográficas
  • [1] "ARAGÃO, Isabela; RAMALHO, Marcus; SANTOS, Menderson. Análise de Acessibilidade no Campus A.C. Simões – Ufal. Relatório de trabalho prático. Maceió, 2023.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15599: Acessibilidade Comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro, 2008.
  • [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16537: Acessibilidade Sinalização tátil no piso. Rio de Janeiro, 2018.
  • [4] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, p. 162, 2020.
  • [5] BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF: 29 dez. 2016.
  • [6] COULON, A. (2008). A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador, BA: UDUFBA.
  • [7] DISCHINGER, Marta. Designing for alll senses: Accessible spaces for visually impaired citizens. 2000. 260f. Thesis (for the degree of Doctor of Philosophy) - Department of Space and Process School of Architecture, Chalmers University of Technology, Göteborg, Suécia, 2000.
  • [8] DISCHINGER, Marta; ELY, Vera; PIARDI, Sonia. Promovendo acessibilidade espacial nos edifícios públicos: programa de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas edificações de uso público. 1ª ed., atual. Florianópolis: MPSC, 2014. ISBN: 978-85-62615-03-0.
  • [9] DORNELES, Vanessa G. Estratégias de Ensino de Desenho Universal para Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://fauufpa.org/wp-content/uploads/2014/08/estratc3a9gias-de-ensino-de-desenhouniversal-para-cursos-de-graduac3a7c3a3o-em-arquitetura-e-urbanismo-por-vanessa-goulartdorneles.pdf. Acesso em: 04 abr. 2024.
  • [10] MAFRA, Ana Luísa; MENDES JULIANA J. G.; GONÇALVES, Nicole. Análise da Acessibilidade No Ambiente Estudantil da Ufal - Campus A. C. Simões: a Importância da mobilidade para idosos. Relatório de trabalho prático. Maceió, 2023.
  • [11] OLIVEIRA, Anne C.; LIMA, Gustavo L. B.; ALVES, Jaciellen de F.; SANTOS, Júlia M. V.; SOUZA, Tauane B. Análise de Acessibilidade no Campus Universitário: Um Estudo de Caso do Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. Relatório de trabalho prático. Maceió, 2023.
  • [12] INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05/2018/PROEST DE 15 DE FEVEREIRO DE 2018. Disposições sobre o Núcleo de Acessibilidade, Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: https://ufal.br/estudante/assistencia-estudantil/publicacoes/instrucoes-normativas/acessibilidade/view. Acesso em: 01 abr. 2024.
  • [13] PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS(AS) ESTUDANTES DA UFAL. Maceió: EDUFAL, 2020. E-book (179 p.). Coleção UFAL e políticas públicas de gestão em educação superior. ISBN 978-65-5624-001-5.
  • [14] SANTOS, John Wellington F. G.; HOLANDA, Luiz Antônio Alves; SALMENTO, Maylla Rayanny de B. Análise de Acessibilidade na Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões. Relatório de trabalho prático. Maceió, 2023."
Como citar:

SANTOS, Joiciane Maria Leandro; SARMENTO, Thaisa Francis César Sampaio; MEDEIROS, Aryane de Alcantara; "SENSIBILIZAÇÃO AOS CONCEITOS DE DESENHO UNIVERSAL: CULTIVANDO A FORMAÇÃO ESPACIAL INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS A. C. SIMÕES", p. 650-661 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-824679

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações