Outubro 2021 vol. 9 num. 1 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design
Full Paper - Open Access.
Signos de memória: criação de signos gráficos a partir de memória afetiva
Memory signs: the creation of graphic signs from affective memory
Matos, Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar ; Coutinho, Solange Galvão ;
Full Paper:
"Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi propor a construção de signos paracompor um sistema de identidade visual a partir da memória afetiva de seus utilizadores.O estudo foca nas questões referentes a modelos para ensino em design gráfico e tem vínculos deintercessão com o design da informação, a partir da produção de significados e contribuição para aeficiência de sistemas de signos. Como metodologia, seguiu-se a linha de pesquisa-ação, com coleta dedados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise qualitativa das histórias de vida advindas dasmemórias dos entrevistados e representação de signos linguísticos em signos icônicos. Para a validaçãodo estudo realizou-se a criação de signos de memória para serem utilizados nas aplicações do sistema deidentidade visual em um projeto de redesign da marca do Bar do Zé Reeira, situado no bairro da CidadeAlta, em Natal-RN. Como resultados, obteve-se o desenvolvimento de signos linguísticos, a partir daanálise de história de vida dos depoentes, que derivaram em 34 signos icônicos. Após serem submetidosa avaliações com os proprietários do bar e uma amostra de clientes antigos, 28 signos foramconsiderados signos de memória, a partir do princípio de que motivaram usuários a recontarem memórias,além de apresentarem critérios de memorabilidade. Os signos de memória foram selecionados paracompor o sistema de identidade visual do bar. Observou-se, durante o processo de construção eavaliação, que os chamados signos de memória contribuíram para a eficiência do sistema de signosdesenvolvido, o que permitiu verificar uma possível contribuição aos estudos em design da informação."
Full Paper:
"This article presents the results of a research study, which proposed the construction of signs in order tocompose a visual identity system, based on the affective memory of its users. The study focuses on issuesrelated to models of teaching in graphic design and has interventional links with information design,starting from the production of meanings and contribution to the efficiency of sign systems. The researchmethodology adopted was along the lines of action research, with data collection through semi-structuredinterviews, a qualitative analysis of life stories from the interviewees' memories and the representation oflinguistic signs in iconic signs. To validate the study, memory signs were created to be used in applicationsof a visual identity system in the redesign project for a bar called Bar do Zé Reeira, located in theneighborhood of Cidade Alta, in Natal-RN. As a result, the development of linguistic signs was obtainedfrom the analysis of the interviewees' life history, which resulted in 34 iconic signs. After being submitted toassessments with the owners of the bar and a sample of old customers, 28 signs were consideredmemory signs, based on the principle that they motivated users to recall memories, in addition topresenting criteria of memorability. The memory signs were selected to make part of the bar's visualidentity system. During the construction and assessment process, it was observed that the so-calledmemory signs contributed to the efficiency of the developed sign system, which thereby enables a possiblecontribution to studies in information design."
Palavras-chave: signos de memória, memória gráfica afetiva, sistemas de identidade visual, design da informação,
Palavras-chave: memory signs, affective graphic memory, visual identity systems, information design,
DOI: 10.5151/cidicongic2021-104-351744-CIDI-Teoria.pdf
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Como citar:
Matos, Silvia Aparecida de Oliveira de Alencar ; Coutinho, Solange Galvão ; "Signos de memória: criação de signos gráficos a partir de memória afetiva", p. 1371-1383 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-104-351744-CIDI-Teoria.pdf
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