Junho 2017 vol. 3 num. 11 - 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica
Artigo Completo - Open Access.
SOBRE APROPRIAÇÃO, MEDIAÇÃO, IDENTIDADE, PRAZER E INTERAÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE ERGONOMIA E DESIGN COMO MEDIADORES DA RELAÇÃO HOMEM X OBJETO - UM ESTUDO COM EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
ABOUT APPROPRIATION, MEDIATION, IDENTITY, PLEASURE AND INTERACTION: THEORETICAL CONSIDERATIONS ON ERGONOMICS AND DESIGN AS MEDIATORS OF THE RELATIONSHIP MAN X OBJECT - A STUDY WITH PACKAGING OF FOOD PRODUCTS
TAVARES, Luciano César Cerveira Tavares ; CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque ; DINIZ, Raimundo Lopes ; CASTRO, Erika Veras ;
Artigo Completo:
Percebe-se que o homem, enquanto usuário de produtos e artefatos que o cercam, tem sido mais observado (tanto no campo do design quanto da ergonomia), em seus aspectos emocionais e afetivos. Este artigo é de caráter teórico-descritivo, com objetivo de discutir e investigar as noções de apropriação, mediação, identidade, prazer e interação, apoiados nos estudos sobre Análise sensorial e de conforto, de Pereira (2004) e nos estudos relacionados sobre a Experiência amorosa entre pessoas e objetos, de Russo; Hekkert (2008), além evidenciar o papel da Ergonomia e do Design como campos de conhecimento que mediam a relação homem x objeto. A investigação também se deu no âmbito empírico, por meio de pesquisa de campo, realizada afim de confrontar os conceitos desenvolvidos neste estudo, com a relação de consumo entre o homem e os produtos alimentícios.
Artigo Completo:
It is noticed that the man, as user of products and artifacts that surround him, has been more observed (both in the field of design and ergonomics) in his emotional and affective aspects. This article is of a theoretical-descriptive nature, with the objective of discussing and investigating the notions of appropriation, mediation, identity, pleasure and interaction, supported by the studies on Sensory and Comfort Analysis, by Pereira (2004) Of Russo; Hekkert (2008), in addition to highlighting the role of Ergonomics and Design as fields of knowledge that mediate the relationship man vs. object. The research also occurred in the empirical field, through field research, carried out in order to confront the concepts developed in this study, with the relationship of consumption between man and food products.
Palavras-chave: Identidade, Apropriação, Mediação,
Palavras-chave: Identity, Ownership, Mediation,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0103
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Como citar:
TAVARES, Luciano César Cerveira Tavares; CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque; DINIZ, Raimundo Lopes; CASTRO, Erika Veras; "SOBRE APROPRIAÇÃO, MEDIAÇÃO, IDENTIDADE, PRAZER E INTERAÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE ERGONOMIA E DESIGN COMO MEDIADORES DA RELAÇÃO HOMEM X OBJETO - UM ESTUDO COM EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS", p. 1082-1093 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0103
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