Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023
Artigo - Open Access.
Tangibilizando a lacuna de gênero por meio de representações gráficas de síntese: analisando o estado da arte
Tangibilizing the gender gap through graphical representations of synthesis: analyzing the condition of the art
Gonçalves, Thaynara Pinto ; Santos, Guilherme Marques de Araujo dos ; Noronha, Raquel Gomes ; , ;
Artigo:
A lacuna de gênero na área STEM (science, technology, engineering and mathematics) provém de uma cultura enraizada que precisa ser discutida e encolhida nos próximos anos, em prol da equidade de gênero e, portanto, neste artigo, relacionamos ao design que, como propagador de consciência social tem potencial para reduzi-la. Apresentamos dados e discussões sobre o tema por meio de uma revisão sistemática literária, analisando materiais que evidenciam e problematizam o tópico por meio de representações gráficas de síntese (RGS) como base de comunicação. Consultando as bases de dados da Capes, Google scholar, SciELO e BDTD encontramos 77 artigos nas suas bibliotecas, mas apenas 34 foram previamente avaliados e somente 10 selecionados para a análise final. Partindo desta seleção foi possível mapear projetos voltados para o ingresso e permanência de meninas na área, a disparidade de gênero e suas causas. Também observamos as brechas em pesquisas voltadas para esse tema e para o design ou que colocam as RGS como princípio de intercomunicação e não apenas apoio gráfico. Concluímos que apesar da quantidade de pesquisas sobre o tema, o que diz respeito ao design e às RGS ainda é superficial e a lacuna de gênero se dá por diversos motivos e não cessam com o acesso aos cursos.
Artigo:
The gap of gender in STEM (science, technology, engineering and mathematics) comes from a long- standing culture that must be discussed and minimized in next years, to promote gender equality, therefore in this article we linked to design the potential to promote social consciousness. We present data and discussions about the theme through a systematic literature review, analyzing materials that prove and discuss the topic through the graphical representation of synthesis(GRS) based on communication. Referring to the databases from Capes, Google Scholar, SciELO and BDTD we found 77 articles in our library, however only 34 were previously analyzed and solely 11 selected for final analysis. To the results, it was possible to map projects aimed to achieve and stay of girls in the field, gender disparity and their reasons. Also was noted the lack of research about the theme in design or that put the GRS representation as the start of intercommunication and not just as a graphic support. In conclusion, although the amount of research about the theme in terms of design and GRS still shallow, the gender gap has many causes and does not stop with the access to graduation courses.
Palavras-chave: design e ativismo; lacuna de gênero; representações gráficas de síntese; STEM/STEAM,
Palavras-chave: design e activism; gender gap; graphical representation of synthesis; STEM/STEAM,
DOI: 10.5151/ergodesign2023-96
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Como citar:
Gonçalves, Thaynara Pinto; Santos, Guilherme Marques de Araujo dos; Noronha, Raquel Gomes; , ; "Tangibilizando a lacuna de gênero por meio de representações gráficas de síntese: analisando o estado da arte", p. 1429-1445 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2023-96
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