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Taxonomia geral para classificação e sistematização de exemplos diversificados notáveis de design centrado em usuários animais não humanos

General taxonomy for classifying and systematizing notable, diverse examples of user-centered design for non-human animals

ARAUJO, Gabriella Ribeiro da Silva e ; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do ; MANCINI, Clara ;

Artigo:

No que concerne ao campo profissional do design centrado em usuários animais não humanos, mesmo havendo percebida ampla variedade de soluções de design e de espécies de usuários afetados por essas interfaces, trata-se de paradigma de design ainda pouco estudado pela academia do campo. Partindo-se do pressuposto de que as definições mais tradicionais de “design” e de “design centrado no usuário” ainda estariam baseadas em concepções de usuários animais necessariamente humanos, o presente estudo de doutorado, em fase de conclusão, visa contribuir para ampliação dessa compreensão teórica mais restritiva do campo do design e, em decorrência, de projetos de produtos, interfaces visuais e serviços para essas classes menos noticiadas de usuários não humanos. A presente comunicação de resultados parciais dessa pesquisa mais ampla de doutorado dedica-se a apresentar elementos preliminares de vasto processo de levantamento e sistematização centenas de exemplos notáveis e diversificados de ocorrências, no design visual, de produto e de serviço, voltadas para usuários de espécies animais não humanas, por meio da elaboração de uma complexa taxonomia multidimensional. Neste inventário, o rol de manifestações identificadas foi classificado de acordo com cerca de 40 modalidades de design (tais como: soluções projetadas para fins de higiene, segurança, alimentação, entretenimento, transporte e/ou terapia) que se entrecruzam com cinco classes de usuários animais não humanos, direta ou indiretamente, afetados por essas interfaces de design. Do ponto de vista operacional, valeu-se de diferentes técnicas de coleta e de fontes de dados, em que se incluem: buscas sistemáticas na internet, revisão da literatura correlata, entrevistas semiestruturadas breves e em profundidade com empresários do ramo de produtos para pets e com especialistas em trato e em comportamento animal, visitas técnicas a museus e a eventos que envolviam animais e/ou produtos voltados para o segmento, bem como observações de situações práticas em clínica veterinária efetuadas pela pesquisadora. A partir da análise desse amplo, diversificado e pouco conhecido universo, também foi possível identificar e mapear aspectos, tópicos, temas e questões intrínsecas a esse segmento do design, examinando algumas de suas implicações mais características e específicas, por exemplo, em âmbito funcional, ergonômico, semiótico, ético, estético, histórico e/ou metodológico. Espera-se, com essa incursão panorâmica no universo do design para essa classe de usuários ainda pouco estudados no campo, iluminar a abrangência desse novo paradigma conceitual do design, demarcando sua natureza epistemológica, seus aspectos constitutivos e a premência de sua mais completa compreensão, de modo a subsidiar a pedagogia do campo do design e a contribuir para melhores, mais sensíveis e informadas práticas profissionais que possam beneficiar a sociedade como um todo e o bem-estar de usuários animais não humanos, elevados, então, à condição de co-partícipes de processos de projeto no campo em contínua expansão do design.

Artigo:

In the realm of the professional field of non-human animal user-centered design, despite the perceived wide variety of design solutions and the range of species affected by these interfaces, it remains a design paradigm that has been largely underexplored by academic research. Based on the premise that traditional definitions of "design" and "user-centered design" have typically been rooted in conceptions of human users, this doctoral study, now nearing completion, aims to contribute to broadening this more restrictive theoretical understanding of the design field. Consequently, it seeks to enhance the development of products, visual interfaces, and services intended for these lesser-known categories of non-human users. This communication presents partial results from this broader doctoral research, focusing on preliminary elements of an extensive process involving the collection and systematization of hundreds of notable and diverse examples in the domains of visual design, product design, and service design, all aimed at non-human animal users. This has been accomplished through the creation of a complex multidimensional taxonomy. In this inventory, the range of identified manifestations has been classified into approximately 40 design modalities (such as solutions aimed at hygiene, safety, feeding, entertainment, transportation, and/or therapy), intersecting with five classes of non-human animal users that are directly or indirectly affected by these design interfaces. Operationally, a variety of data collection techniques and sources were employed, including: systematic online searches, a review of related literature, brief and in-depth semi-structured interviews with entrepreneurs in the pet products industry and with specialists in animal care and behavior, technical visits to museums and events involving animals and/or products for this sector, as well as direct observations of practical situations in veterinary clinics conducted by the researcher. Through the analysis of this broad, diverse, and little-known universe, it has also been possible to identify and map aspects, topics, themes, and issues intrinsic to this segment of design, examining some of its most characteristic and specific implications, for instance, in functional, ergonomic, semiotic, ethical, aesthetic, historical, and/or methodological dimensions. This panoramic exploration of the design field for this relatively understudied class of users aims to illuminate the scope of this new conceptual design paradigm, highlighting its epistemological nature, its constitutive aspects, and the urgency of its deeper understanding. By doing so, the study aspires to support design pedagogy and contribute to more sensitive and informed professional practices, ultimately benefiting society as a whole and promoting the well-being of non-human animal users, who are thus elevated to the status of co-participants in the expanding field of design processes.

Palavras-chave: design centrado no animal; design para animais; design não-antropocêntrico; design centrado em usuários animais não humanos; design centrado no usuário,

Palavras-chave: animal-centered design; design for animals; non-anthropocentric design; non-human animal user-centered design; user-centered design,

DOI: 10.5151/8spdesign-006

Referências bibliográficas
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Como citar:

ARAUJO, Gabriella Ribeiro da Silva e; NASCIMENTO, Luís Cláudio Portugal do; MANCINI, Clara; "Taxonomia geral para classificação e sistematização de exemplos diversificados notáveis de design centrado em usuários animais não humanos", p. 19-21 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-006

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