Maio 2022 vol. 10 num. 2 - 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
Tecnologia e Gamificação para treinar comportamentos seguros no trabalho e em saúde: uma proposta no âmbito das indústrias do Estado de Santa Catarina
Tecnologia e Gamificação para treinar comportamentos seguros no trabalho e em saúde: uma proposta no âmbito das indústrias do Estado de Santa Catarina
BASTOS, Bruno Pires ; BOTOMÉ, Maira Mieko ; AGNOLIN, Guilherme ; FAUSTINO, Henrique de Andrade ;
Artigo:
As lesões osteomusculares acometem grande parte dos trabalhadores em decorrência da natureza da atividade de trabalho e do tempo de permanência na mesma postura. Com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores sobre os riscos ergonômicos assumidos durante a jornada de trabalho e mitigá-los, foi desenvolvido um protótipo de um jogo em Realidade Virtual (RV). Este jogo foi criado com base no método RULA, o qual detecta a postura assumida e emite um feedback ergonômico quando o indivíduo assume uma postura de risco. A construção da solução foi dividida em nove etapas, desde a criação dos algoritmos casados ao método RULA à prototipação final. O resultado alcançado possibilitou a criação de um jogo em RV como meio de promover o comportamento seguro em saúde e segurança nas plantas industriais de Santa Catarina.
Artigo:
As lesões osteomusculares acometem grande parte dos trabalhadores em decorrência da natureza da atividade de trabalho e do tempo de permanência na mesma postura. Com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores sobre os riscos ergonômicos assumidos durante a jornada de trabalho e mitigá-los, foi desenvolvido um protótipo de um jogo em Realidade Virtual (RV). Este jogo foi criado com base no método RULA, o qual detecta a postura assumida e emite um feedback ergonômico quando o indivíduo assume uma postura de risco. A construção da solução foi dividida em nove etapas, desde a criação dos algoritmos casados ao método RULA à prototipação final. O resultado alcançado possibilitou a criação de um jogo em RV como meio de promover o comportamento seguro em saúde e segurança nas plantas industriais de Santa Catarina.
Palavras-chave: ergonomia; realidade virtual; jogo; indústrias,
Palavras-chave: ergonomia; realidade virtual; jogo; indústrias,
DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-37
Referências bibliográficas
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Como citar:
BASTOS, Bruno Pires; BOTOMÉ, Maira Mieko; AGNOLIN, Guilherme; FAUSTINO, Henrique de Andrade; "Tecnologia e Gamificação para treinar comportamentos seguros no trabalho e em saúde: uma proposta no âmbito das indústrias do Estado de Santa Catarina", p. 575-589 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-37
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