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TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA

TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA

SANTOS, Douglas Ferreira dos ; PICHLER, Rosimeri Franck ;

ARTIGO COMPLETO:

Este artigo tem como objetivo discutir estudos relacionados ao uso de tecnologia robótica como recurso de suporte para o desenvolvimento social e de aprendizagem de crianças com autismo. Para isso, conduziu-se uma revisão sistemática de literatura com finalidade mais abrangente e na qual, fez-se um recorte temático de onde foram selecionados 9 trabalhos condizentes com o assunto determinado. A partir disso, foram identificados estudos vindos de adaptações de artefatos, voltadas à inclusão de crianças com autismo, além de recursos desenvolvidos com finalidade social ou pedagógica já definida para tal contexto.

ARTIGO COMPLETO:

This article aims to discuss studies related to the use of robotic technology as a support resource for the social and learning development of children with autism. To achieve this, a systematic literature review was conducted with a broader purpose, focusing on a thematic selection from which 9 relevant works were chosen. From this selection, studies were identified involving adaptations of artifacts aimed at the inclusion of children with autism, as well as resources specifically developed for social or pedagogical purposes within this context.

Palavras-chave: revisão de literatura; autismo; robótica; tecnologia assistiva,

Palavras-chave: literature review; autism; robotics; assistive technology,

DOI: 10.5151/eneac2024-831547

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Como citar:

SANTOS, Douglas Ferreira dos; PICHLER, Rosimeri Franck; "TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA", p. 546-556 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831547

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