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TECNOLOGIAS DE PROTOTIPAGEM APLICADAS AO ENSINO: O PROCESSO DO DESIGN NO SUPORTE À APRENDIZAGEM

PROTOTYPING TECHNOLOGIES APPLIED TO TEACHING: THE DESIGN PROCESS IN LEARNING SUPPORT

Côrtes, Luiza Magalhães ; Benatti, Lia Paletta ; Paula, Bárbara Arantes de ;

Artigo Completo:

Com o constante avanço tecnológico nas áreas de engenharia, arquitetura e design, o mercado de trabalho tornou-se ainda mais exigente com as aptidões requisitadas e, como suporte ao uso de muitas destas tecnologias, o desenho técnico é pleiteado como conhecimento estrutural. Os saberes em desenho técnico requerem constantes habilidades de visualização tridimensional e noções espaciais para lidar com o artefato projetado, porém há constantes dificuldades vivenciadas pelos alunos em sala de aula, seja pelo curto período de tempo à serem dedicados a estes estudos ou mesmo pelo distanciamento propiciado entre o maquinário industrial e as escolas de design, sem que haja aplicação efetiva do conhecimento adquirido. Baseado em pesquisas de recursos já utilizados, esta pesquisa apresenta uma proposta que visa otimizar o ensino do desenho técnico através do auxílio da tecnologia de prototipagem rápida, presente e acessível no FabLab da Escola de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Artigo Completo:

Among the constant technological advancement in engineering, architecture and design, the labor market has become even more demanding with the required skills and, as a support for the use of many of these technologies, the technical drawing is pleaded as structural knowledge. The knowledge in technical drawing requires constant three-dimensional visualization skills and spatial notions to deal with the projected artifact, but there are constant difficulties experienced by the students in the classroom, either for the short period of time to be dedicated to these subjects or even for the distancing caused between industrial machinery and design schools, without an effective application of the knowledge acquired. Based on researches of resources already used, this research presents a proposal that aims to optimize the teaching of technical drawing through the aid of rapid prototyping technology, present and accessible in the FabLab of the School of Design, State University of Minas Gerais.

Palavras-chave: desenho técnico, tecnologia aplicada no ensino, prototipagem rápida,

Palavras-chave: technical drawing, teaching technology, rapid prototyping,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0025

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Como citar:

Côrtes, Luiza Magalhães; Benatti, Lia Paletta; Paula, Bárbara Arantes de; "TECNOLOGIAS DE PROTOTIPAGEM APLICADAS AO ENSINO: O PROCESSO DO DESIGN NO SUPORTE À APRENDIZAGEM", p. 222-233 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0025

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