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Tecnologias do Sensível: Reverberações entre corpo, vida, design.

Sensitive Technologies: Reverberations between body, life, design

GOUVEIA, Maira ; DUARTE, Oriana ;

Artigo:

Neste trabalho pretendemos relatar práticas docentes no campo do design conduzidas ao longo do cotidiano pandêmico do ano de 2021. Nas experiências didáticas aqui compartilhadas, buscamos construir uma prática-reflexiva, interseccionando o ensino do design com a literatura, a filosofia e as artes, partindo do corpo e das reverberações advindas de diálogos sobre as vivências dos estudantes para criação dos projetos ministrados em sala. Por meio de práticas de escrita e experimentos imagéticos sobre si mesmo, tivemos a oportunidade de propor o conceito de tecnologias do sensível para o ensino do design, congregando conceitos técnicos e éticos em sala de aula. Ademais, perante os desafios enfrentados no contexto do ensino remoto, procuramos desenvolver nos estudantes a habilidade de projetar(-se) num futuro incerto.

Artigo:

Hereafter, we seek to report teaching practices in the field of design, conducted throughout the pandemic year of 2021. In the didactic experiences shared here, we seek to build a reflective-practice, intersecting the teaching of design with literature, philosophy and arts, starting from the body and the reverberations arising from dialogues about the student’s experiences, for the creation of projects taught in the classroom. Through writing practices and imagery experiments about oneself, we had the opportunity to propose the concept of sensitive technologies for the teaching of design, bringing together technical and ethical concepts in the classroom. Adapting to the challenges of remote teaching, we seek to develop in students the ability to (re)design themselves into an uncertain future.

Palavras-chave: Ensino remoto; Sentipensar; Corpo.,

Palavras-chave: Remote teaching; Sentipensar; Body.,

DOI: 10.5151/ped2022-8379831

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Como citar:

GOUVEIA, Maira; DUARTE, Oriana; "Tecnologias do Sensível: Reverberações entre corpo, vida, design.", p. 4381-4402 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8379831

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