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TEMPERATURE INFLUENCEON THE FUELDROPLET SIZE

Balbino, E. C. ; Lepsch, F. ; Maia, R. ; Kajino, E. ; Neto, W. M. ;

Artigo:

O sistema Flex Start Bosch é um conceito de partida à frio que visa garantir a partida de motores de combustão interna na primeira tentativa, principalmente quando estes estão abastecidos com etanol e enfrentam climas de baixa temperatura (abaixo de 15ºC). Neste sistema, o combustível é pré-aquecido antes de ser injetado nos cilindros do motor, através de uma galeria equipada com aquecedores individualizados. A injeção do combustível aquecido permite que ele entre nas câmaras de combustão do motor de forma mais pulverizada, fato que, além de assegurar a partida na primeira tentativa, melhora a queima do etanol, reduz o nível de emissões e permite boas condições de dirigibilidade. É sabido que, quanto menor for o tamanho da gota do combustível injetado (maior pulverização), melhor será sua combustão. Assim, este artigo terá como objetivo apresentar um estudo sobre a influência da temperatura do combustível injetado sobre o tamanho da gota. Com base em dados obtidos através de provas práticas, será possível avaliar a curva de temperatura x tamanho de gota e tomar decisões para otimizar ainda mais este sistema, 
principalmente no que tange à eficiência energética do veículo como um todo.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP12

Referências bibliográficas
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Como citar:

Balbino, E. C.; Lepsch, F.; Maia, R.; Kajino, E.; Neto, W. M.; "TEMPERATURE INFLUENCEON THE FUELDROPLET SIZE", p. 43-53 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP12

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