Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química
Pôster - Open Access.
Termodinâmica QUÍMICA– compreendendo de forças intermoleculares a coeficiente de atividade
LIMA, L. F ; VIEIRA, A. L ; , ;
Pôster:
A Termodinâmica Química é uma das áreas mais significativas da disciplina de Termodinâmica para o curso de Engenharia Química, no entanto, pela alta complexidade física que os discentes alegam aos conceitos envolvidos aliada a dificuldade de compreensão da aplicação prática, as discussões ficam restritas apenas a uma análise matemática das variáveis. Como forma de aproximação física dos conceitos envolvidos, este trabalho propõem a utilização de mapa conceitual, apresentando de forma hierarquizada o conhecimento e propondo interrelações aos subsunçores para que possam ser integralizadas aos conceitos pré-existentes, uma vez que apresentação na forma de mapa conceitual facilita a visão globalizada das inter-relações entre os conceitos de forma otimizada e rápida.
Pôster:
Palavras-chave: INTERMOLECULARES,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1060
Referências bibliográficas
- [1] Brasil. Parecer CNE/CES 303/2001, 06 de novembro de 200 Estabelece as Diretrizes
- [2] Curriculares Nacionais para os Cursos de Química.
- [3] RORIGUES, M. L. V., FIGUEIREDO, J. F. C. Aprendizado centrado em problemas. Medicina
- [4] (Ribeirão Preto). 1996.
- [5] AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes,1982.
- [6] NOVAK, J. D. A Theory of Education. Ithaca, N.Y. : Cornell University Press.1977.
- [7] Moreira, M.A. Aprendizagem significativa: a teoria e texto complementares. São Paulo: Editora
- [8] Livraria da Física, 2011.
Como citar:
LIMA, L. F; VIEIRA, A. L; , ; "Termodinâmica QUÍMICA– compreendendo de forças intermoleculares a coeficiente de atividade", p. 4015-4018 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1060
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações