Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
TERRITÓRIO E IDENTIDADE: O CASO DA ASSOCIAÇÃO CERÂMICA DAS MULHERES DE ITAMATATIUA
Portela, Raiama Lima ;
Artigo:
Este estudo apresenta o desenvolvimento de identidade visual para a Associação de Produção Cerâmica de Itamatatiua (APCI), localizado numa comunidade remanescente de quilombo, no município de Alcântara-MA que tem o artesanato em cerâmica um importante elemento de sua identidade cultural e fonte de renda. Uma das principais contribuições do design para dinamizar os recursos do território e valorizar seu patrimônio cultural imaterial é reconhecer e tornar reconhecíveis valores e qualidades locais. O papel do designer nesse projeto vai muito além de projetar para o mercado e sim criar a partir da subjetividade e do contexto subjacente ao produto. Trata-se da construção de um sistema de identidade visual pautada na pesquisa etnográfica, inserindo-se no território de uma forma densa, e com um deslocamento do tradicional papel do designer, do centro para o meio da cadeia produtiva (NORONHA, 2012). Com essa prerrogativa, desenvolveu-se uma representação visual que transmite e reconhece as qualidades do produto e do seu espaço.
Artigo:
This study presents the development of visual identity for the Association of Ceramic Production of Itamatatiua (APCI), located in a remaining quilombo community in the city of Alcantara-MA that has ceramic crafts as an important element of their cultural identity and source of income. One of the contribution of design to boost the area''s resources and value their intangible cultural heritage is recognized and become recognizable local values and qualities. The designer''s function in this project goes far beyond designing for the market but to create from the subjectivity and context behind the product. It is building a visual identity system guided by the ethnographic research, by entering the territory of a dense form, with a shift from the traditional role of the designer, from the center to the middle of the production chain (NORONHA, 2012). With this prerogative, has developed a visual representation that transmits and recognizes the qualities of the product and its space.
Palavras-chave: Território, Design Etnográfico, Embalagem, Identidade Visual., Territory, Ethnographic Design, Packing, Visual Identity.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-01235
Referências bibliográficas
- [1] ANDRADE, Q. A, CAVALCANTI, P. V. Imaginário pernambucano: design, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Recife: Zoludesign 2006.
- [2] ENGLER, Rita de Castro. Design Participativo: uma experiência no Vale do Jequitinhonha. Minas Gerais: EdUEMG, 2010.
- [3] KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.
- [4] _____. Lia. Design e território: uma abordagem integrada para valorizar identidades e produtos. SBDS 2ª Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. 2009.
- [5] MESTRINER, Fabio. Design de embalagem – curso avançado. São Paulo: Pearson Makron Books, 2a. Ed, 200
- [6] NORONHA, R. Do centro ao meio: um novo lugar para o designer. São Luís: Anais PAndamp;D, 2012.
- [7] _____. R. Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara. São Luís: Edufma, 2011.
- [8] _____. R. G; OLIVEIRA FILHO, H. L; RODRIGUES, C. D. Lugares comuns: a marca territorial do Desterro, identidade e etnografia. São Paulo: Anais PAndamp;D, 200
- [9] _____. R.O designer e a produção de sentido na construção de iconografias. São Luís: 2012.
- [10] _____. R; SOUSA FILHO, B.; SANTOS, C. Design etnográfico: uma proposta metodológica. Bauru: Anais do 8º CIPED, 2009.
- [11] SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. VÁSQUEZ, P. R. Identidade de marca, gestão e comunicação. São Paulo: ECA-USP, 2006.
- [12] VIEIRA, Stalimir. Marca: o que o coração não sente os olhos não vêem. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
Como citar:
Portela, Raiama Lima; "TERRITÓRIO E IDENTIDADE: O CASO DA ASSOCIAÇÃO CERÂMICA DAS MULHERES DE ITAMATATIUA", p. 558-569 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-01235
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações