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The social role of Information Design in the Digital Era

O papel social do Design da Informação na Era Digital

Lima, Aline de Ávila Guimarães Ribeiro ; Oliveira, Ana Mansur de ; Silva, Tiago Barros Pontes e ; Siqueira, Nayara Moreno de ;

CIDI:

Este texto tem como objetivo analisar a circulação da informação na realidade contemporânea para explorar o potencial latente do Design de Informação na promoção da cidadania. A pesquisa consiste em uma articulação teórica realizada a partir de uma revisão bibliográfica de literatura. Para tanto, descreve-se os modos de entrelaçamento existentes entre a história e a evolução do Design da Informação, do Design de Interação e os campos correlatos que são amplamente influenciados por interfaces que transportam informação. Embora exista uma atuação efetiva, seu protagonismo parece ter perdido força. Ao observarmos o mundo digital e os eventos sociais e políticos atuais, percebemos que há potencial político e provável impacto social positivo na aplicação dos princípios e conceitos do Design de Informação, o que cria a necessidade de valorização e discussão sobre sua epistemologia.

CIDI:

This paper aims to provide an examination of the current reality of information transmission to explore the significance of Information Design in promoting citizenship. The research consists of a theoretical articulation conducted through a literature review. In order to do that, we describe the modes of entanglement existent between the history and evolution of the Information Design, the Interaction Design and the correlated fields that are largely influenced by information transporting interfaces. Despite its presence on effective action today, its prominence seems to have waned. Through an analysis of the digital era and current social and political events, it is evident that the application of Information Design principles and concepts holds political potential to yield positive social outcomes, thereby warranting a discussion and a renewed appreciation of its epistemological framework.

Palavras-chave: Design da Informação, era digital, cidadania, papel social,

Palavras-chave: Information Design, digital era, citizenship, social role,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-77_646725

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Como citar:

Lima, Aline de Ávila Guimarães Ribeiro; Oliveira, Ana Mansur de; Silva, Tiago Barros Pontes e; Siqueira, Nayara Moreno de; "The social role of Information Design in the Digital Era", p. 1168-1180 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-77_646725

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