Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Tipografia em livros didáticos de letramento e alfabetização: um estudo sob a perspectiva da semiótica

Typography in literacy textbooks: a study from the perspective of semiotics

Arakaki, Marina ; Ghizzi, Eluiza B. ; Andrade Neto, Mariano L. de ; Pinheiro, Olímpio José ;

Artigo completo:

No Brasil, os livros didáticos são instrumentos de ensino adotados pelas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Esses livros têm uma presença massiva no cotidiano dos estudantes do país, e foram escolhidos como objeto desta pesquisa. A seleção dos livros utilizados nas escolas públicas é feita pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Governo Federal. No processo de desenvolvimento dos livros, cabe ao designer atuar como um projetista da comunicação verbo-visual, fazendo a mediação entre os conteúdos específicos e os leitores. Esta mediação se dá por meio do planejamento e execução do projeto gráfico. Para essa pesquisa, selecionaram-se dois livros didáticos de Letramento e Alfabetização destinados ao primeiro ano do Ensino Fundamental, para análise dos elementos de seu projeto gráfico, especialmente, os elementos tipográficos, considerando que é por meio desses últimos que a criança terá contato com as práticas de leitura. Foi selecionada a metodologia de análise da semiótica peirciana. Como resultados, destacam-se as diferenças, semelhanças e efeitos de significado dos projetos gráficos e tipográficos analisados.

Artigo completo:

In Brazil, textbooks are teaching instruments adopted by public elementary and middle schools. These books have a massive presence in the daily life of the students of the country and were chosen as the object of this research. The selection of books used in public schools is done by the Ministry of Education (MEC), through the Didactic Book National Program (PNLD) of the Federal Government. In the process of book development, it is design responsibility to plan the verbal-visual communication, mediating the specific content and readers. This mediation takes place through the designing and execution of the graphic project. For this research, it was selected two literacy textbooks of the first year of elementary school to analyze the elements of their graphic design, especially the typographic elements, considering that it is through the latter that the children will have contact with reading practices. We selected the Peircian semiotic analysis as method. As results, we highlight the differences, similarities, and effects of the meaning of the graphic and typographic projects analyzed.

Palavras-chave: semiótica peirciana, significação, tipografia,

Palavras-chave: Peirce´s semiotic, signification, typography,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0071

Referências bibliográficas
  • [1] Araújo, A. (Org) (2011). Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências.
  • [2] Brasil. (2012) Ministério da Educação – MEC. PNLD: Apresentação. Brasília, DF. Recuperado de portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=668&id=12391&option=com_content&view=article
  • [3] Bringhurst, R. (2011) Elementos do estilo tipográfico (versão 2). 2. ed. São Paulo: Cosac Naify.
  • [4] Casarini, P. C. & Farias, P. L. (2008). Didactica – tipografia para livros didáticos infantis. InfoDesign, v. 2, n. 5, p. 63-71, São Paulo: SBDI. ISSN 1808-5377.
  • [5] Clair, K. & Busic-Snyder, C. (2009). Manual de tipografia: a história, as técnicas e a arte. Porto Alegre: Bookman.
  • [6] Coutinho, S. G. & Silva, J. F. L. (2006). Linguagem Visual em livros didáticos infantis. 15° Encontro Nacional da ANPAP. Anais do 15° Encontro Nacional. Arte: limites e contaminações. Salvador.
  • [7] Farina, M. (1990). Psicodinâmica das cores em comunicação. 4. ed. São Paulo: Blucher.
  • [8] Hamaya, E. S. (2012). Mundo Amigo: Língua Portuguesa 1. 2 ed. São Paulo: Edições SM.
  • [9] Heitlinger, P. (2009). Cadernos de Tipografia e Design, n. 14. São Paulo. Recuperado de http://tipografos.net/cadernos/cadernos-14.html
  • [10] Lourenço, D. A. (2011). Tipografia para livro de literatura infantil: desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para designers. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
  • [11] Lupton, E. (2006). Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naif.
  • [12] Editora Moderna. (2010). Projeto Buriti: Português 1. 2 ed. São Paulo: Editora Moderna.
  • [13] Piaget, J. (1999). Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
  • [14] Rocha, C. (2012). Novo projeto tipográfico: análise e produção de fontes digitais. São Paulo: Rosari.
  • [15] Rumjanek, L. (2009). Tipografia para crianças: um estudo de legibilidade. Rio de Janeiro: dissertação de mestrado, Escola Superior de Desenho Industrial.
  • [16] Spiekermann, E. (2011). A linguagem invisível da tipografia: escolher, combinar e expressar com tipos. São Paulo: Blucher.
Como citar:

Arakaki, Marina; Ghizzi, Eluiza B.; Andrade Neto, Mariano L. de; Pinheiro, Olímpio José; "Tipografia em livros didáticos de letramento e alfabetização: um estudo sob a perspectiva da semiótica", p. 577-590 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0071

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações