Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Torcendo tipos: fluidez em práticas tipográficas experimentais entre arte e design

Twisting type: fluidity in experimental typography between art and design

Zilbersztejn, Marina Castelo ; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar ;

Artigo:

A pesquisa em andamento propõe a discussão experimentos tipográficos recentes (2016-2024), relacionando-os às principais tendências das práticas tipográficas experimentais contemporâneas na intersecção entre arte e design. O estudo reflete sobre como essas práticas podem ser conceituadas e descritas e investiga a noção de experimento tipográfico. Parte-se da percepção de que as produções selecionadas valem-se de formas fluidas cuja identidade oscila entre verbal e pictórica, examinando em que medida exploram a natureza plástica ou imagética das formas tipográficas. Interessa também à análise proposta discutir esses artefatos impressos ou objetos tipográficos do ponto de vista das tecnologias gráficas que empregam e da materialidade de seus suportes, na tentativa de entender como técnicas artesanais são também prática constitutiva em projetos de design contemporâneo. Optou-se pela discussão de casos específicos no intuito de oferecer uma nova visada sobre eles e, a partir deles, sobre o universo mais abrangente que representam, portanto a abordagem de estudo de caso como estratégia de pesquisa (Freitas e Jabbour, 2011; Ventura, 2007) foi decisiva. O primeiro estudo se volta para o trabalho da dupla Laura Hilbert e Sarah Stendel (2021); o segundo analisa produções recentes de Golnar Adili (2022) e o terceiro se concentra na discussão tanto de trabalhos do Laboratório Gráfico Desviante (São Paulo) como dos experimentos do coletivo Bye Bye Binary (França/Bélgica). Estes três conjuntos serão tomados como ponto de partida para compreender como a materialidade das formas tipográficas interage com - ou se sobrepõe a - seu sentido linguístico. Neles, as letras que conhecemos são revistas; propondo experimentos gráficos e tipográficos como forma de desestabilizar a normatividade da linguagem e convencionalidade da escrita. Além dos estudos de caso, há um breve relato sobre Práticas Coletivas em Design Queer, um programa de aulas e oficinas coordenado pela pesquisadora (2024), em que foram trabalhados exercícios de experimentação gráfica em diálogo com os casos estudados na pesquisa.

Artigo:

The ongoing research proposes a discussion of recent typographic experiments (2016-2024), relating them to the main trends in contemporary experimental typographic practices at the intersection of art and design. The study reflects on how these practices can be conceptualized and described, and investigates the notion of typographic experiment. The research begins with the observation that the selected works employ fluid forms whose identity oscillates between verbal and pictorial elements, examining to what extent they explore the plastic or imagetic nature of typographic forms. The analysis also aims to discuss these printed artifacts or typographic objects from the perspective of the graphic technologies they employ and the materiality of their media, seeking to understand how artisanal techniques also constitute a key practice in contemporary design projects. Specific cases were chosen for discussion with the intent of offering a fresh perspective on them, and through them, on the broader universe they represent. Thus, the case study approach (Freitas and Jabbour, 2011; Ventura, 2007) was decisive in the research methodology. The first study focuses on the work of the duo Laura Hilbert and Sarah Stendel (2021); the second analyzes recent productions by Golnar Adili (2022); and the third centers on discussing both the works of Laboratório Gráfico Desviante (São Paulo) and the experiments of the collective Bye Bye Binary (France/Belgium). These three groups serve as a starting point to understand how the materiality of typographic forms interacts with—or even surpasses—their linguistic meaning. In these works, the letters we know are revisited, proposing graphic and typographic experiments as a way to destabilize the normativity of language and conventional writing. In addition to the case studies, the research includes a brief account of Práticas Coletivas em Design Queer, a series of classes and workshops coordinated by the researcher (2024), where graphic experimentation exercises were conducted in dialogue with the cases studied.

Palavras-chave: tipografia; tipografia fluida; design experimental; linguagem híbrida do design; design queer,

Palavras-chave: typography; fluid typography; experimental design; hybrid language of design; queer design,

DOI: 10.5151/8spdesign-047

Referências bibliográficas
  • [1] BRAIDA, F. & NOJIMA, V. A linguagem híbrida do design. In: MORAES, Dijon de; DIAS, Regina Álvares; SALES, Rosemary Bom Conselho Sales (Org.). Cadernos de Estudos Avançados em Design - Design e Semiótica. ed. Barbacena: Eduemg, 2016.
  • [2] BROWNIE, Barbara. The Behaviours of Fluid Characterforms in Temporal Typography. Tese de doutorado. University of Hertfordshire, Reino Unido, 201
  • [3] BYE BYE BINARY et al. Queer and non-binary inclusive typographic imaginaries. Raddar Revue Anuelle de Design N°3 Politiques du design/design politics. Lausanne: Musée cantonal de design et d’arts appliqués contemporains e T&P Work UNit, 2021.
  • [4] LUPTON, Ellen. Binários tipográficos. IN LUPTON, Ellen; TOBIAS, Jennifer; HALSTEAD, Josh; XIA, Leslie; SALES, Kaleena; KAFEI, Farah; VERGARA,Valentina. Extra Bold: um guia feminista, inclusivo, antirracista, não binário para designers. São Paulo: Editora Olhares, 2023.
  • [5] PORTINARI, D. Queerizar o design. Arcos Design. 10(1), 1–19. Rio de Janeiro: PPD ESDI-UERJ. Edição especial Seminário Design. Com, Outubro 2017. Pp. 1-19. Disponível em: http://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign
Como citar:

Zilbersztejn, Marina Castelo; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar; "Torcendo tipos: fluidez em práticas tipográficas experimentais entre arte e design", p. 177-182 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/8spdesign-047

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações