Junho 2017 vol. 3 num. 11 - CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem
Artigo Completo - Open Access.
TRADUTOR PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: PROPOSTA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA SURDOS COMO APOIO AO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA
TRANSLATOR FOR BRAZILIAN LANGUAGE OF SIGNS: PROPOSAL OF ASSISTIVE TECHNOLOGY FOR DEAF AS SUPPORT FOR THE LEARNING OF THE PORTUGUESE WRITTEN LANGUAGE
Santos, Ronaldo Fernandes dos ; Barwaldt, Regina ; , ;
Artigo Completo:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver e verificar de que maneira a Tecnologia Assistiva "Brtils" poderá contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. A primeira língua dos surdos sinalizadores é a LIBRAS, e o Português a segunda língua na modalidade escrita, constituindo o bilinguismo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e verificar de que maneira uma Tecnologia Assistiva poderá contribuir no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa pelos estudantes surdos.
Artigo Completo:
This paper presents a proposal for an assistive technology as a support in teaching and learning Portuguese as a second language for deaf education. The first language of deaf signers is the LIBRAS, and Portuguese language must be learned as a second language in the written form, constituting the Bilingualism. Despite this plainness, there is still no teaching methodology and learning the Portuguese language for deaf that attends the needs of the languages concerned. The purpose of this work is to check how one Assistive Technology can contribute to the teaching and learning of the Portuguese language written by deaf.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Surdos, Ensino e Aprendizagem, LIBRAS,
Palavras-chave: Assistive Technology, Deaf, Teaching and Learning, LIBRAS,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0060
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Como citar:
Santos, Ronaldo Fernandes dos; Barwaldt, Regina; , ; "TRADUTOR PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: PROPOSTA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA SURDOS COMO APOIO AO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA", p. 604-615 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0060
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