Novembro 2019 vol. 6 num. 2 - II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana
Resumo - Open Access.
Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT
Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT1
Medeiros, Matheus Guedes ; Lopes, João Paulo Barbosa ; Bender, JulianeÉrika Cavalcante ;
Resumo:
Instituições de ensino sãoconsideradas Polos Geradores de Viagens (PGV) em razão da quantidade ecaracterísticas das viagens de alunos, professores, técnicos e visitantes, que acabampor acarretar problemas de mobilidade. O presente estudo se propõe a traçar o perfildos usuários que utilizam o transporte ativo para acessar o campus daUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá. Foram utilizados os dadosprovenientes de uma pesquisa O/D on-line realizada nos meses de fevereiro emarço de 2019, sendo esta vinculada a um projeto de pesquisa focado na promoçãoda mobilidade sustentável no campus. Após a análise dos resultados percebeu-seque as mulheres se sentem mais inseguras ao caminhar ou pedalar para o campus.Além disso, os deslocamentos cobrem, em média, 1,51 km e têm duração deaproximadamente 18 minutos para os pedestres e 6 minutos para os ciclistas. Os picosde entrada e saída foram respectivamente, das 7h00 às 08h00 e das 17h00 às18h00. As reclamações mais recorrentes foram em relação à falta de segurança,infraestrutura de transporte precária e ao calor excessivo de Cuiabá.
Resumo:
Educational institutions can be understood as trip generating developments considering thequantity and characteristics of the trips of students, teachers and technicians. The presentstudy presents the profile of active transportation users that access the campus of UniversidadeFederal de Mato Grosso (UFMT) in Cuiabá. An online survey was conducted during the monthsof February and March in 2019 and it was used as the data source for this study. The survey islinked to a research project focused on promoting sustainable mobility on campus. The resultsshow that women feel more insecure while walking or cycling. Furthermore, the trips cover amedium distance of 1,51 kilometers, lasting 18 minutes when walking, and six minutes bybicycle. The morning-peak begins at 7 am and finishes at 8 am, whilst the afternoon-peak starts at 5 pm ending at 6 pm. The most recurrent complaints were regarding the lack of security,poor active transportation infrastructure and Cuiaba’s excessive heat.
Palavras-chave: transporte ativo, campus universitário, pesquisa origem-destino,
Palavras-chave: Active transportation, college campus, origin-destination survey,
DOI: 10.5151/singeurb2019-98
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Como citar:
Medeiros, Matheus Guedes; Lopes, João Paulo Barbosa; Bender, JulianeÉrika Cavalcante; "Transporte ativo em um campus universitário urbano: caso da UFMT", p. 730-736 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/singeurb2019-98
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