Junho 2015 vol. 1 num. 3 - Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica
Artigo Completo - Open Access.
TRATAMENTO DO ÓLEO DE FRITURA COM FIBRA DE COCO PARA POSTERIOR OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.
CALIMAN CATELAN, T. ; BRITO DOS SANTOS, F. ; FURLAN MENDES, A. N. ; SANTANA ROCHA, S. M. ;
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A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de redução dos níveis de poluição são fatores que têm contribuído para a busca de combustíveis alternativos aos derivados de petróleo. Entre Dentre as alternativas encontradas, o biodiesel obtido a partir do óleo de fritura pode ser é uma alternativa técnica viável e já foi comprovada por vários estudos. Com isso, a reciclagem do óleo de fritura vem ganhando espaço cada vez maior, pois além de ser uma opção de matéria-prima barata, já que, o aproveitamento deste resíduo evita a degradação e diminui a poluição ambiental. No entanto, a principal dificuldade em utilizar ona utilização do óleo de fritura para a produção do biodiesel é o alto índice de acidez que este apresenta devido à grande quantidade de ácidos graxos liberados durante as quebras das cadeias lipídicas do óleo quando este é submetido a elevadas temperaturas. Por essa razão, o óleo de fritura deve ser tratado antes de ser utilizado na produção de biodiesel. Este trabalho tem teve como objetivo tratar o óleo residual de fritura utilizando a fibra de coco como material adsorvente para a redução da cor e do teor de acidez, visando a sua reutilização para a produção de biodiesel através da reação de transesterificação básica. Os resultados obtidos até o momento mostram que a fibra de coco é eficiente para redução do índice de acidez do óleo de fritura.
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DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-428-34047-266674
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Como citar:
CALIMAN CATELAN, T.; BRITO DOS SANTOS, F.; FURLAN MENDES, A. N.; SANTANA ROCHA, S. M.; "TRATAMENTO DO ÓLEO DE FRITURA COM FIBRA DE COCO PARA POSTERIOR OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.", p. 108-114 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711.
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2359-1757,
DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-428-34047-266674
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