Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Trocando sementes: diálogos entre decolonialidade, educação e design

Exchanging seeds: dialogues between decoloniality, education and design

ABDALA, Manuela Andrade ; MAASS, Marisa Cobbe ;

Artigo:

Enquanto áreas que detém ofícios de fazer pontes, articulações e mediações, tanto o Design quanto a Pedagogia lidam diretamente com as crises relacionais da ferida colonial que emergem nos espaços coletivos de interação e criação. O objetivo é entender como o encantamento, a crítica e a sensibilidade de pedagogias críticas e decoloniais ensinam às concepções tradicionais de pensar e ensinar design, e como as ferramentas do design, por sua vez, contribuem para pensar mediações e articulações. Assim, o artigo faz uma revisão teórico-reflexiva que se desenvolve tecendo cruzamentos entre as áreas pela lente da decolonialidade. Apresenta, então, o que foi encontrado na filtragem temática: os conceitos de relacionalidade, pluriverso e alteridade, noções de design ontológico e do design autônomo de Arturo Escobar. Por fim, confirmam-se potentes ressonâncias com pedagogias críticas que olham para estas questões, entre Freire, Hooks, Pedagogia das Encruzilhadas e Pedagogia Griô.

Artigo:

As areas that hold bridges, articulations and mediations, both Design and Pedagogy deal directly with the relational crises of the colonial wound that emerge in collective spaces of interaction and creation. The objective is to understand how the enchantment, criticism and sensitivity of critical and decolonial pedagogies teach traditional conceptions of thinking and teaching design, and how design tools, in turn, contribute to thinking mediations and articulations. Thus, the article makes a theoretical-reflective review that is developed by weaving intersections between areas through the lens of decoloniality. It then presents what was found in the thematic filtering: the concepts of relationality, pluriverse and otherness, notions of ontological design and of Arturo Escobar's autonomous design. Finally, strong resonances are confirmed with critical pedagogies that look at these issues, between Freire, Hooks, Pedagogia das Encruzilhadas and Pedagogia Griô.

Palavras-chave: Design; educação; decolonialidade.,

Palavras-chave: Design; education; decoloniality.,

DOI: 10.5151/ped2022-6296130

Referências bibliográficas
  • [1] ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2013.
  • [2] BALLESTRIN, Luciana. América Latina e giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 11. Brasília, maio - agosto de 2013, p. 89-117.
  • [3] BECCARI, Marcos. Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design. Teresópólis: 2AB Editora, 2016.
  • [4] BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgar Blucher, 2011.
  • [5] BONSIEPE, Gui. Design: como prática de projeto. São Paulo: Edgar Blucher, 2012.
  • [6] BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: A ascensão da política antidemocrática no ocidente. Tradução: Maria A. Marino e Eduardo A. C. Santos. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
  • [7] CARDOSO, Rafael. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [8] DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
  • [9] DARDOT, Pierre; GUÉGUEN, Haud; LAVAL, Christian; SAUVÊTRE, Pierre. A escolha da guerra civil: uma outra história do neoliberalismo. Tradução: Márcia Pereira Cunha. São Paulo: Elefante, 2021.
  • [10] DUSSEL, Enrique. 1492, o encobrimento do outro - a origem do mito da modernidade: Conferências de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1993.
  • [11] DUNKER, Christian. Reinvenção da intimidade - políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
  • [12] ECHEVERRIA, Bolivar. Modernidad y Blanquitud. México: Ediciones Era, 2010.
  • [13] ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellín, Colombia: UNAULA, 2014.
  • [14] ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la Tierra: Las Luchas Territoriales y la Dimensión Ontológica de las Epistemologías del Sur. Revista de Antropología Iberoamericana, v. 11 n. 1. 2016a. p. 11-32.
  • [15] ESCOBAR, Arturo. Antonomía y Diseño: Lá realización de lo comunal. Popayán: Universidad del Cauca. Sello Editorial, 2016b.
  • [16] FRASER, Nancy. Neoliberalismo progressista versus populismo reacionário: a escolha de Hobson. In: GEISELBERGER, Heinrich (org). A Grande Regressão: um debate internacional sobre os novos populismos e como enfrentá-los. Tradução: Silvia Bittencourt (et. al.). São Paulo: Estação Liberdade, 2019.
  • [17] FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e terra, 20
  • [18] HAN, Byung-Chul. A Sociedade do Cansaço. São Paulo: Editora Vozes, 2015.
  • [19] INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Portaria Nº 166, de 11 de Maio de 2016. Iphan, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16/09/2022.
  • [20] LOTMAN, Iuri M. Semiosfera I: Semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Ediciones Cátedra, 1996.
  • [21] MANZINI, Ezio. Design When Everybody Designs: an introduction to design for social innovation. Massachusetts: MIT, 2015.
  • [22] MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco G. Árvore do conhecimento: as bases biológicas do conhecimento humano. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editora Psy II. 1995.
  • [23] MIGNOLO, Walter D. Colonialidade, o lado mais escuro da modernidade. Tradução: Marco Oliveira. RBCS, vol. 32 n° 94, junho/2017.
  • [24] MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
  • [25] PACHECO, Lilian. Pedagogia Griô, a reinvenção da roda da vida. Lençóis, Bahia: 2006.
  • [26] PAPANEK, Victor. Design for the real world. Chicago: Academy Publishers, 1971.
  • [27] QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO.
  • [28] RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial: 2019.
  • [29] SAFATLE, Vladmir, SILVA JUNIOR, Nelson da; DUNKER, Cristian (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
  • [30] SANTOS, C. T. dos. Relato de experiência: uma conversa sobre design e raça. Transverso, v. 10, p. 79–95, 2021.
  • [31] SARMENTO, Manuel J.; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. SARMENTO, Manuel J.; PINTO, Manuel. In: As crianças: contextos e identidades. Braga: Bezerra, 1997. p.9-30.
  • [32] WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.
  • [33] XAKIRABÁ, Célia Nunes Corrêa. O Barro, o Genipapo e o Giz no fazer epistemológico de Autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. Brasília: Universidade de Brasília. 2018.
Como citar:

ABDALA, Manuela Andrade; MAASS, Marisa Cobbe; "Trocando sementes: diálogos entre decolonialidade, educação e design", p. 4441-4455 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6296130

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações