Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
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UM BONDE CHAMADO CONSUMO, UM OBJETO CHAMADO DESEJO
Laufhütte, Maria Luiza Zenobio de A. Villar ; Cipiniuk, Alberto ;
Artigo Completo:
O foco de interesse deste artigo é o Campo do Design inserido no Campo do Cinema e sua intervenção na produção de objetos cenográficos para filmes de Hollywood que, posteriormente, são desejados pelos consumidores. O tênis Nike Air Mag, por exemplo, usado pelo personagem Marty McFly interpretado por Michael J. Fox no filme De volta para o futuro II, criou uma espécie de contagem regressiva por parte dos espectadores para o seu lançamento. Em 2011, a Nike o lançou no mercado em um número limitado de apenas mil e quinhentas unidades em um leilão virtual cujo lance inicial era de cinco mil e quinhentos dólares. Todos os pares foram vendidos rapidamente. Nosso objetivo é compreender o consumo destes objetos com base na teoria das trocas simbólicas desenvolvida por Pierre Bourdieu.
Artigo Completo:
Palavras-chave: design; objetos cenográficos; desejo; consumo; Pierre Bourdieu,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0044
Referências bibliográficas
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Como citar:
Laufhütte, Maria Luiza Zenobio de A. Villar; Cipiniuk, Alberto; "UM BONDE CHAMADO CONSUMO, UM OBJETO CHAMADO DESEJO", p. 512-524 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0044
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