Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção
Artigo completo - Open Access.
Um Estudo teórico sobre o grau de importância do monitor como um agente responsável por um papel de mediador para o compartilhamento do saber
Um Estudo teórico sobre o grau de importância do monitor como um agente responsável por um papel de mediador para o compartilhamento do saber
Silva, Marcos Antônio Pacífico da ; Costa, Stella Regina Reis da ;
Artigo completo:
As ações, conhecidas como monitoria, são desenvolvidas em várias realidades específicas dentro dos ambientes escolares, cada qual com suas particularidades. Servem de auxílio ao aprendizado dos estudantes e é reconhecida como uma importante ferramenta de apoio pedagógico. Nesta pesquisa foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema monitoria. A pesquisa bibliográfica utilizou artigos científicos publicados nos últimos 5 anos, obtidos nas bases de dados: SciELO.ORG; SciELO Citation Index; Scopus e Web of Science. Os artigos selecionados pertencem as categoras JBR (Journal of Citation Reports) ou QUALIS até B3 (parâmetro vigente em 2019). Buscou-se apresentar os vários entendimentos sobre a monitoria, dentro e fora do Brasil. Os achados apresentados demonstram que os programas de monitoria são instrumentos facilitadores do aprendizado e fortalecem as relações entre os alunos e entre alunos e professores.
Artigo completo:
As ações, conhecidas como monitoria, são desenvolvidas em várias realidades específicas dentro dos ambientes escolares, cada qual com suas particularidades. Servem de auxílio ao aprendizado dos estudantes e é reconhecida como uma importante ferramenta de apoio pedagógico. Nesta pesquisa foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema monitoria. A pesquisa bibliográfica utilizou artigos científicos publicados nos últimos 5 anos, obtidos nas bases de dados: SciELO.ORG; SciELO Citation Index; Scopus e Web of Science. Os artigos selecionados pertencem as categoras JBR (Journal of Citation Reports) ou QUALIS até B3 (parâmetro vigente em 2019). Buscou-se apresentar os vários entendimentos sobre a monitoria, dentro e fora do Brasil. Os achados apresentados demonstram que os programas de monitoria são instrumentos facilitadores do aprendizado e fortalecem as relações entre os alunos e entre alunos e professores.
Palavras-chave: Monitoria. Programa de monitoria. Gestão. Educação.,
Palavras-chave: Monitoria. Programa de monitoria. Gestão. Educação.,
DOI: 10.5151/viisimep-255984
Referências bibliográficas
- [1] ALVAREZ, S., & Schultz, J. Professional and personal competency development in near-peer tutors of gross
- [2] anatomy: A longitudinal mixed-methods study. Anatomical Sciences Education, Rockville (USA), v. 12, n. 2,
- [3] p. 129-137, 2019. DOI: 10.1002/ase.1798. Disponível em:
- [4] https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ase.1798. Acesso em 07 mar. 2019.
- [5] ANDRADE, Erlon Gabriel Rego de et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, supl. 4, p.
- [6] 1596-1603, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-073 Disponível em:
- [7] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001596&lng=pt&nrm=iso. Acesso
- [8] em: 20 jan. 2020.
- [9] ARAVENA, Felipe. Mentoring novice school principals in Chile: what do mentors learn? International
- [10] Journal of Mentoring e Coaching in Education, England, v. 7, n. 3, p. 219-230, maio 2018. DOI 1108 /
- [11] IJMCE-01-2018-0002. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em: 19 mar.
- [12] 2019.
- [13] BALENSIEFER VICENZI, Cristina et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica.
- [14] Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 88-94, jun. 2016. ISSN 16794605. Disponível em:
- [15] http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1257/1254. Acesso em: 26 jan. 2019.
- [16] BARNETT, Bruce; SHOHO, Alan R.; OKILWA, Nathern AS. Assistant principals1’ perceptions of meaningful
- [17] mentoring and professional development opportunities. International Journal of Mentoring e Coaching in
- [18] Education, England, v. 6, n. 4, p. 285-301, jun. 2017. DOI 10.1108 / IJMCE-02-2017-0013. Disponível em:
- [19] http://www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em: 19 mar. 20
- [20] BENTLEY, Erinn; Workman, Madison; Overby, Alex. Exploring mentoring relationships in a yearlong field
- [21] placement. International Journal of Mentoring e Coaching in Education, England,v. 6, n. 3, p. 228-241,
- [22] 2018. DOI 10.1108 / IJMCE-03-2017-0016. Disponível em: www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso
- [23] em: 19 mar. 2019.
- [24] BROD, FERNANDO AUGUSTO TREPTOW; RODRIGUES, SHEYLA COSTA. O conversar como estratégia
- [25] de formação contínua na tutoria da educação profissional a distância. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v.
- [26] 21, n. 66, p. 631-652, Sept. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216633. Disponível em:
- [27] http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300631&lng=en&nrm=iso. Acesso
- [28] em: 07 Jan. 2020.
- [29] CAUCHICK-MIGUEL, Paulo et. Al.. Elaboração de artigos acadêmicos: estrutura, métodos e técnicas. Rio de
- [30] Janeiro: Elsevier, 2017.
- [31] CHIZHIK, E.W. et al.; CHIZHIK, A.W.; CLOSE, C.; GALLEGO, M. Developing student teachers’ teaching
- [32] self-efficacy through Shared Mentoring in Learning Environments (SMILE). International Journal of
- [33] Mentoring e Coaching in Education, England, v. 7 n. 1, p. 35-53, 2018. DOI 10.1108 / IJMCE-02-2017-0014.
- [34] Disponível em: https:// www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em: 19 mar. 2019.
- [35] DALY, C.; MILTON, E. External mentoring for new teachers: mentor learning for a change agenda.
- [36] International Journal of Mentoring e Coaching in Education, England, v. 6, n. 3, p. 178-195, 2017. DOI
- [37] 10.1108 / IJMCE-03-2017-0021. Disponível em: http:// www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em:
- [38] 26 set. 2019.
- [39] FLORES, Jeronimo Becker; LIMA, Valderez Marina do Rosário; FONTELLA, Caren Rejane de Freitas. Análise
- [40] das monitorias de Cálculo e de Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia. Caderno Brasileiro de
- [41] Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 1, p.47-63, abr. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-
- [42] 7941.2017v34n1p47. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5976854. Acesso em: 19
- [43] mar. 2019.
- [44] FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitora: uma modalidade de ensino que aprimora a aprendizagem
- [45] colaborativa e autorregulada. Pro-Posições , Campinas, v. 27, n. 1, pp. 133-153, abr. 2016. DOI: 10.1590/0103-
- [46] 7307201607908. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607908. Acesso em 26 jan. 2019.
- [47] GRAY, David E, 2012. Pesquisa no mundo real. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
- [48] HAMILTON, Leah K. et al.. Examining the impact of a university mentorship program on student outcomes.
- [49] International Journal of Mentoring e Coaching in Education, England, v. 8, n. 1, p. 19-36, 2019. DOI
- [50] 10.1108 / IJMCE-02-2018-0013. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em:
- [51] 07 set. 2019.
- [52] HOUSE, S.C.; SPENCER, K. C.; PFUND, C. Understanding how diversity training impacts faculty mentors’
- [53] awarensess and behavior. International Journal of Mentoring e Coaching in Education, England, v. 7, n. 1,
- [54] p. 72-86, 2018. DOI 10.1108 / IJMCE-03-2017-0020. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/2046-
- [55] 6854.htm. Acesso em: 07 set. 2019.
- [56] PETRIDES, L.; JIMES, C.; KARAGLANI, A. Lead Assistant Leadership Development: A Capture Study
- [57] Narrative. Journal of Educational Administration, United Kingdom, v. 52, n. 2, p. 173-192, abr. 2014. ISSN:
- [58] 0957-8234. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JEA-01-2012-0017/full/html.
- [59] Acesso em: 07 set. 2019.
- [60] SCHECHTER, Chen; FIRUZ, Florit. How Mentor Principals Interpret the Mentoring Process Using Metaphors.
- [61] School Leadership & Management: Formely School Organisation, United Kingdom, v. 35, n 4, p. 1-23,
- [62] 2015. DOI 10.1080/13632434.2015.1010500. Disponível em:
- [63] https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13632434.2015.1010500. Acesso em: 07 set. 2019.
- [64] SHIELDS, Samantha; MURRAY, Megan. Beginning Teachers’ perceptions of mentors and access to
- [65] communities of practice. International Journal of Mentoring and Coaching in Education, England, v. 6, n. 4,
- [66] p. 317-331, jul. 2017. DOI: 10.1108 / IJMCE-01-2017-0004. Disponível em:
- [67] https://www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em: 07 set. 2019.
- [68] SIMMONDS, Anne H.; DICKS, Andrew P. Mentoring and professional identity formation for teaching stream
- [69] faculty: A case study of a university Peer-to-Peer mentorship program. International Journal of Mentoring e
- [70] Coaching in Education, England, v. 7, n. 4, p. 282-295, 2018. DOI 10,1108 / IJMCE-02-2018-0012. Disponível
- [71] em: https://www.emeraldinsight.com/2046-6854.htm. Acesso em: 07 set. 2019.
- [72] TAHIR, Lokman. et al. The Benefits of Headship Mentoring: An Analysis of Malaysian Novice Headteachers’
- [73] Perceptions, MOHD, S; KHADIJAH, D.; SHAFEEQ, V.; AQEEL, K. Educational Management
- [74] Administration & Leadership, United Kingdom, v. 44 n. 18, p. 420-450; 2015. DOI:
- [75] 10.1177/1741143214549973. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1741143214549973.
- [76] Acesso em 07 set. 2019.
Como citar:
Silva, Marcos Antônio Pacífico da; Costa, Stella Regina Reis da; "Um Estudo teórico sobre o grau de importância do monitor como um agente
responsável por um papel de mediador para o compartilhamento do saber", p. 297-307 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção .
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/viisimep-255984
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações