Abril 2018 vol. 4 num. 5 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação
Artigo completo - Open Access.
Um modelo para descrição e categorização de anúncios de oficinas tipográficas do início do século XX
Pereira, Fabio Mariano Cruz ; Farias , Priscila Lena ; Braga, Marcos da Costa ;
Artigo completo:
Esse artigo apresenta um modelo para descrição ecategorização de anúncios de oficinas tipográficas veiculados em jornais erevistas. Esse modelo foi desenvolvido para pesquisa sobre tipografias queatuaram na cidade de São Paulo nas primeiras duas décadas do século XX. Entende-sepor oficinas tipográficas empresas que atuavam na composição e impressão comtipos móveis de metal. O método proposto está relacionado a um projeto depesquisa mais amplo, na qual se pretende estudar a caracterização dacomunicação institucional das oficinas tipográficas na cidade de São Pauloantes da influência concretista no design brasileiro. Os procedimentos adotadosenvolveram consulta ao acervo de periódicos do Arquivo Público do Estado de SãoPaulo e levantamento de características recorrentes nos anúncios comerciais encontrados.
Artigo completo:
Palavras-chave: Identidade visual, oficina tipográfica, memória gráfica, anúncios, impressos efêmeros,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/cidi2017-122
Referências bibliográficas
- [1] CAMEIRA, S. R. 2013. O branding e a metodologia de sistemas de identidade visual. Dissertação de mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo. CARDOSO, R. 2009. Os impressos efêmeros como fonte para o estudo da história cultural brasileira. In: HEYNEMANN, C. B.; RAINHO, M. C. T. & CARDOSO, R. Marcas do progresso: consumo e design no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Mauad X. CHAVES, N. 1994. La imagen corporativa: teoría y metodología de La identificación institucional. Barcelona: G. Gili.
Como citar:
Pereira, Fabio Mariano Cruz; Farias , Priscila Lena; Braga, Marcos da Costa; "Um modelo para descrição e categorização de anúncios de oficinas tipográficas do início do século XX", p. 1291-1305 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2017-122
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações