Maio 2021 vol. 8 num. 2 - V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação
Artigo completo - Open Access.
UM NOVO PARADIGMA DE MULTINACIONAIS? NOVAS RELAÇÕES DE PODER NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL
PACHECO, LUCAS LEONARDO RIBEIRO ; Salles, Fernanda Cimini ;
Artigo completo:
O presente trabalho procura explorar a dinâmica do novo capitalismo digital quando comparadas às multinacionais tradicionais. A partir de um estudo bibliográfico e das relações de poder entre setor privado e os governos, verificou-se que as empresas de tecnologia apresentam o desenvolvimento de um novo paradigma no contexto da economia política internacional. Em razão disso, utilizando de novas correntes teóricas e analisando essas corporações à luz de estudos de casos e dos acontecimentos recentes, foi observado como as empresas do capitalismo digital se diferenciam das multinacionais tradicionais na sua interação com os governos. Foi constatado, em suma, que as gigantes da tecnologia são grandes defensoras do status quo e atuam politicamente com a finalidade de evitar que mudanças de regulamentação ocorram, utilizando, para isso, amplamente de seu poder estrutural, baseado no seu modelo de negócios e no poder de plataforma.
Artigo completo:
The present work seeks to explore the dynamics of the new digital capitalism when compared to traditional multinationals. From a bibliographic study and the power relations between the private sector and governments, it was found that technology companies present the development of a new paradigm in the context of the international political economy. As a result, using new theoretical trends and analyzing these corporations in the light of case studies and recent events, it was observed how companies of digital capitalism differ from traditional multinationals in their interaction with governments. In short, it was found that the technology giants are great defenders of the status quo and act politically to prevent regulatory changes from occurring, using widely from their structural power for this purpose, that are based on their business model and the platform power.”.
Palavras-chave: Multinacionais; Capitalismo Digital; Empresas de Tecnologia; Plataforma.,
Palavras-chave: Multinationals; Digital Capitalism; Technology Companies; Platform.,
DOI: 10.5151/v-enei-688
Referências bibliográficas
- [1] BAUMGARTNER, FRANK; BERRY, JEFFREY; HOJNACKI, MARIE; KIMBALL, DAVID; LEECH, BETH. Lobbying and Policy Change: Who Wins, Who Loses, and Why. Chicago and London: The University of Chicago Press, 2009.
- [2] BUSTOS, JUAN; IZQUIERDO-CASTILLO, JESSICA. Who Will Control The Media? The Impact Of GAFAM On The Media Industries In The Digital Economy. p. 803–821, Revista Latina de Comunicación Social, 74 2019.
- [3] COHN, THEODORE H. Global Political Economy. 6. ed. Simon Fraser University: Pearson Education, Inc, 2008.
- [4] DICKEN, PETER. Global Shift: Mapping The Changing Contours Of The World Economy. Setima ed. New York: THE GUILFORD PRESS, 2015.
- [5] EVANS, DAVID S. Why The Dynamics Of Competition For Online Platforms Leads To Sleepless Nights, But Not Sleepy Monopolies. n. Revision of July, University College London 2017.
- [6] GALLOWAY, SCOTT. The Four: The hidden DNA Of Amazon, Apple, Facebook, And Google. New York: Portfolio/Penguin, 2017.
- [7] GILPIN, ROBERT. Global Political Economy: Understanding The International Economic Order. Princeton: Princeton University Press, 2001.
- [8] GORWA, ROBERT. What Is Platform Governance? Information, Communication & Society. p. 854–871, 2019.
- [9] MOORE, MARTIN; TAMBINI, DAMIAN. Digital Dominance The Power of Google, Amazon, Facebook, and Apple. United States of America: Oxford University Press, 2018.
- [10] PIGATTO, JAQUELINE. O Papel Das Corporações Transnacionais Na Governança Global Da Internet: Google E Facebook Nas Discussões Sobre Neutralidade Da Rede E Política De Dados (2013-2018). São Paulo: 2020
- [11] STRANGE, SUSAN. The Persistent myth of lost hegemony. International Organization 41, 4, Autumn 1987.
- [12] THELEN, KATHLEEN; CULPEPPER, PEPPER D. Are We All Amazon Primed? Consumers and the Politics of Platform Power. v. 53(2), p. 288– 318, 2019.
- [13] VAN DIJCK, JOSÉ; NIEBORG, DAVID; POELL, THOMAS. Reframing Platform Power Internet Policy, Internet Policy Review. v. 8, p. 1–18, 2019.
- [14] WALTON, NIGEL. Four-Closure: How Amazon, Apple, Facebook & Google Are Driving Business Model Innovation. United Kingdom, University of Worcester 2012.
Como citar:
PACHECO, LUCAS LEONARDO RIBEIRO; Salles, Fernanda Cimini; "UM NOVO PARADIGMA DE MULTINACIONAIS? NOVAS RELAÇÕES DE PODER NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL", p. 1004-1014 . In: Anais do V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Inovação, Sustentabilidade e Pandemia”.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/v-enei-688
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações